Ir para o conteúdo CAED Ir para o menu CAED Ir para a busca no site CAED Ir para o rodapé CAED
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

O excesso de uso de telas na pandemia



Com a vivência do trabalho e do ensino remoto na pandemia, passaram a ser frequentes os relatos sobre o cansaço por excesso de uso de telas (celular, notebook, computador e tablet). Por isso, a Subdivisão de Apoio à Aprendizagem da CAED-PROGRAD apresenta alguns aspectos que contribuem para esse cansaço e desta possibilidades que podem ser consideradas a fim de se encarar melhor as reuniões virtuais e diminuir a exaustão. 

 

Descrição da imagem: imagem em formato quadrado com o fundo na cor branca. Na parte superior, centralizado, encontra-se o brasão da universidade, junto da inscrição “UFSM”, “Coordenadoria de Ações Educacionais”. Abaixo, o título, na cor azul, “O excesso de uso de telas na pandemia.” Em seguida, na cor preta, está escrito “Confira algumas dicas e cuidados que preparamos para você manter sua saúde em dia.”. Na parte inferior da imagem, centralizado, há uma ilustração de uma mulher sentada na frente de um computador. No fundo tem um círculo na cor laranja e, acima dele, há quadrados na cor bege, com algumas informações escritas, símbolos de configurações, dados estatísticos, etc, sendo esses detalhes na cor laranja. Abaixo, se encontra a tela do computador, que está ligada, refletindo o fundo da tela na cor laranja com uns blocos quadrados na cor bege e informações escritas na cor laranja e preto. O computador está em cima de uma mesa laranja e na frente deste, no lado esquerdo, se encontra uma mulher de cabelo preto, óculos, camiseta laranja e calça preta, sentada em uma cadeira em frente à mesa. Abaixo, há uma mancha em formato de uma onda menor e outra maior, na cor bege.
Descrição da imagem: imagem em formato quadrado com o fundo na cor branca. No canto direito superior da imagem encontra-se o brasão da universidade, junto da inscrição “UFSM”, “Coordenadoria de Ações Educacionais”. Abaixo, no canto esquerdo tem uma fita adesiva na cor cinza na diagonal seguido de “Com a vivência do trabalho e do ensino remoto na pandemia, passaram a ser frequentes os relatos sobre o cansaço por excesso de uso de telas (celular, notebook, computador e tablet). Tal situação tem sido nomeada como “fadiga do zoom”. Alguns aspectos contribuem para esse fato: 1. cansaço visual 2. mobilidade reduzida 3. comunicação não verbal excessiva (ex.: gestos) 4. efeito espelho”. Abaixo, no lado esquerdo tem uma ilustração na cor laranja com alguns detalhes na cor preta de um homem feliz sentado em uma cadeira com as pernas cruzadas e mexendo no celular.  Na parte inferior da imagem, há uma mancha em formato de uma onda menor e outra maior, na cor bege. Nessa segunda onda tem um galho de ramo de folhas na cor verde.
Descrição da imagem: imagem em formato quadrado com o fundo na cor branca. No canto direito superior da imagem encontra-se o brasão da universidade, junto da inscrição “UFSM”, “Coordenadoria de Ações Educacionais”. Abaixo, no canto esquerdo, tem uma fita adesiva na cor cinza na diagonal seguido de “Diante deste cenário, algumas possibilidades podem ser consideradas, a fim de se encarar melhor as reuniões virtuais e diminuir a exaustão:”, cada tópico escrito seguindo um abaixo do outro, na cor preta, sendo eles “-certifique-se de que você está bem-posicionado em frente à câmera e minimize sua própria imagem, para que você não precise se olhar o tempo todo;”, “-evite abrir várias janelas ao mesmo tempo e foque na reunião ou aula que está sendo realizada, não só para evitar o cansaço, mas também para contribuir com a sua concentração;”, “-permita-se desligar a câmera de vez em quando e ficar apenas com o áudio ligado;”, “-tente diminuir o tempo de duração das chamadas;” e, por fim, “-faça pausas entre as reuniões.”. Abaixo, no lado direito tem uma ilustração de uma mulher de cabelo preto, óculos e camiseta laranja mexendo em um notebook à sua frente. Na parte inferior da imagem, há uma mancha em formato de uma onda maior e outra menor, na cor bege. Nessa primeira onda tem uma ilustração de uma margarida, cujo centro é amarelo e as pétalas da flor na cor branca.
Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-391-4652

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes