Ir para o conteúdo CAED Ir para o menu CAED Ir para a busca no site CAED Ir para o rodapé CAED
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Cicloficinas – Dicas de Matemática: Pontos de máximos e mínimos e Composição de funções



A equipe do Projeto Cicloficinas da Subdivisão de Apoio à Aprendizagem – CAED/PROGRAD preparou mais algumas dicas de Matemática sobre funções. Fique ligado!

Descrição da imagem: Imagem retangular na horizontal, com o fundo na cor cinza escuro. Na parte superior há um retângulo na cor cinza claro onde tem escrito em letras na cor azul o título “Dicas das Cicloficinas”. Abaixo e no lado esquerdo, em letras na cor verde “Matemática” e do lado em letras pequenas e na cor azul “Tem dúvidas? Envia pra nós! cicloficinascaed@gmail.com”. No centro da imagem há um círculo na cor branca e dentro dele, em letras na cor preta há a seguinte dica: “Sabemos que no interior de um intervalo, pontos de máximos e mínimos de uma função diferenciável tem derivada nula, mas será que ter derivada nula (ser um ponto crítico) implica que neste ponto tenhamos um máximo ou um mínimo? A resposta é não! Tomando f:RR definida por f(x)+x³, sua derivada é f¹(x)= 3x². Mas vemos que, esta função não tem máximos e mínimos mesmo tendo um ponto crítico em x=0.” Na lateral esquerda da imagem, em letras na cor branca há “UFSM – CAED – Apoio à aprendizagem”
Descrição da imagem: Imagem retangular na horizontal com fundo na cor cinza escuro. Na parte superior há um retângulo na cor cinza claro onde tem escrito em letras na cor azul o título “Dica das Cicloficinas”. Abaixo e no lado esquerdo, em letras na cor verde “Matemática” e do lado em letras pequenas e na cor azul “Tem dúvidas? Envia pra nós! cicloficinascaed@gmail.com”. No centro da imagem há um círculo na cor branca e dentro dele, em letras na cor preta há a seguinte dica: “Quando procuramos máximos e mínimos de funções em intervalos, existem três lugares mais propícios a se procurar: 1.Nos extremos, 2.Nos pontos críticos dentro do intervalo, 3.Nos pontos onde a derivada não existe. E vai por mim, geralmente eles estão em algum destes três.” Na lateral esquerda da imagem, em letras na cor branca há “UFSM – CAED – Apoio à aprendizagem”.
Descrição da imagem: Imagem retangular na horizontal, o fundo é na cor cinza escuro. Na parte superior há um retângulo na cor cinza claro onde tem escrito em letras na cor azul o título “Dicas das Cicloficinas”. Abaixo e no lado esquerdo, em letras na cor verde “Matemática” e do lado em letras pequenas e na cor azul “Tem dúvidas? Envia pra nós! cicloficinascaed@gmail.com”. No centro da imagem há um círculo na cor branca e dentro dele, em letras na cor preta há a seguinte dica: “Você já ouviu falar em  composição de funções? sejam as funções  f:ABe g:BC. A composição dessas funções, isto é, a composta de g com f é uma função h:AC representada por g°f. Já a função composta de f com g é representada por f°g. Assim temos: h(x)=(g °  f)(x)=g(f(x)), H(x)=(f  °  g)(x)=f(g(x)). Vale lembrar que (g °  f)(x)=g(f(x)). (abaixo há o desenho dos conjuntos citados acima).Na lateral esquerda da imagem, em letras na cor branca há “UFSM – CAED – Apoio à aprendizagem”.
Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-391-4678

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes