Ir para o conteúdo CAED Ir para o menu CAED Ir para a busca no site CAED Ir para o rodapé CAED
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Cicloficinas – Dicas de Física: Equilíbrio Térmico e Transferência de calor através da condução



A equipe do projeto Cicloficinas da Subdivisão de Apoio à Aprendizagem (CAED-PROGRAD) preparou dicas interessantes de Física sobre Equilíbrio Térmico e Transferência de calor através da condução. Confira!

 

Descrição de imagem: Imagem retangular na horizontal, com fundo na cor cinza escuro. Na parte superior há um retângulo na cor cinza claro onde tem escrito em letras na cor azul o título “Dica das Cicloficinas”. Abaixo e no lado esquerdo, em letras na cor verde “Física” e do lado em letras pequenas e na cor azul “Tem dúvidas? Envia pra nós! cicloficinascaed@gmail.com”. No centro da imagem há um círculo na cor branca e dentro dele, em letras na cor preta há a seguinte dica: “Equilíbrio Térmico” abaixo, “Esta condição acontece quando um corpo está com a mesma temperatura de sua vizinhança. Para isso, quando um corpo está com uma temperatura maior que seus vizinhos, tendo a ceder calor para estes através da troca térmica. A transferência ocorre de forma espontânea”. Na parte inferior da imagem, encontra-se uma imagem representando o enunciado, sendo um retângulo dividido ao meio, no lado esquerdo, na parte externa do retângulo está escrito “extremidade quente”, e dentro está colorido em degradê nas cores vermelho, laranja e amarelo e com uns círculos vermelhos, acima está escrito “extremidade menos quente” apontando para o canto amarelo, no lado direito, mais próximo do centro. Na parte direita do retângulo, no canto externo está escrito “extremidade fria”, e dentro está colorido em degradê nas cores azul, roxo, rosa e laranja e com uns círculos na cor azul e marrom, acima está escrito “extremidade menos fria” apontando para o canto laranja, no lado esquerdo, mais próximo do centro. Na lateral esquerda da imagem, na vertical, em letras na cor branca há “UFSM – CAED – Apoio à Aprendizagem”.
Descrição da imagem: Imagem retangular na horizontal, com fundo na cor cinza escuro. Na parte superior há um retângulo na cor cinza claro onde tem escrito em letras na cor azul o título “Dica das Cicloficinas”. Abaixo e no lado esquerdo, em letras na cor verde “Física” e do lado em letras pequenas e na cor azul “Tem dúvidas? Envia pra nós! cicloficinascaed@gmail.com”. No centro da imagem há um círculo na cor branca e dentro dele, em letras na cor preta há a seguinte dica: “Transferência de calor através da condução” abaixo, “Transferência de calor que ocorre em sólidos. Torna-se necessário salientar que não ocorre transferência de massa neste tipo de troca térmica. Sua troca acontece com a variação de tempo, visando fazer com que o sólido que está com algum ponto aquecido consiga entrar em equilíbrio térmico em suas partes”. Na lateral esquerda da imagem, na vertical, em letras na cor branca há “UFSM – CAED – Apoio à Aprendizagem”.
Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-391-4732

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes