Ir para o conteúdo CAED Ir para o menu CAED Ir para a busca no site CAED Ir para o rodapé CAED
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Cicloficinas – Dicas de Física: Troca térmica através da convecção e Irradiação



A equipe do Projeto Cicloficinas da Subdivisão de Apoio à Aprendizagem (CAEd-PROGRAD) preparou duas Dicas de Física. Confira!

 

Descrição da imagem: Imagem retangular na horizontal, o fundo é na cor cinza escuro. Na parte superior há um retângulo na cor cinza claro onde tem escrito em letras na cor azul o título “Dica das Cicloficinas”. Abaixo e no lado esquerdo, em letras na cor verde “Física” e do lado em letras pequenas e na cor azul “Tem dúvidas? Envia pra nós! cicloficinascaed@gmail.com”. No centro da imagem há um círculo na cor branca e dentro dele, em letras na cor preta há a seguinte dica: “Troca térmica através da convecção” abaixo, “Essa transferência de calor ocorre entre fluidos (gás e líquido). Através dela é importante salientar que ocorre a transferência de massa, visto que ao longo deste processo os envolvidos acabam se movimentando no sistema na qual pertencem”. Na parte inferior da imagem, encontra-se uma figura de uma chaleira, e abaixo dela, um fogo a esquentando, dentro da chaleira há várias setas de diferentes cores, sendo elas vermelho, rosa, roxo e azul apontando para os lados representando as partes mais quentes e mais frias da água dentro do recipiente. Na lateral esquerda da imagem, na vertical, em letras na cor branca há “UFSM – CAED – Apoio à aprendizagem”.
Descrição da imagem: Imagem retangular na horizontal, o fundo é na cor cinza escuro. Na parte superior há um retângulo na cor cinza claro onde tem escrito em letras na cor azul o título “Dica das Cicloficinas”. Abaixo e no lado esquerdo, em letras na cor verde “Física” e do lado em letras pequenas e na cor azul “Tem dúvidas? Envia pra nós! cicloficinascaed@gmail.com”. No centro da imagem há um círculo na cor branca e dentro dele, em letras na cor preta há a seguinte dica: “Irradiação” abaixo, “A transmissão de calor através deste método é realizada através de ondas eletromagnéticas. Sua transmissão ocorre mesmo que não haja um meio físico entre o corpo transmissor e o corpo que irá receber calor”. Na parte inferior da imagem, encontra-se uma ilustração de um fogão a lenha, mostrando o fogo atingindo diversas camadas da parte de cima chamado de “radiação”, acima do fogo, se encontra uma chaleira com água, na água há diversas setas mostrando a “convecção”, ao lado, uma frigideira onde uma mão está segurando o cabo, chamado de “condução”. Na lateral esquerda da imagem, na vertical, em letras na cor branca há “UFSM – CAED – Apoio à aprendizagem”.
Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-391-4877

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes