Ir para o conteúdo CAED Ir para o menu CAED Ir para a busca no site CAED Ir para o rodapé CAED
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Cicloficinas – Dica de Física: Deslocamento e Distância Percorrida



Você já se perguntou sobre qual a diferença entre Deslocamento e Distância Percorrida? Sim? Então não perde tempo e confere as dicas de Física que a equipe do Projeto Cicloficinas da Subdivisão de Apoio à Aprendizagem (CAEd-PROGRAD) preparou para hoje:

 

Descrição da imagem:  Imagem retangular na horizontal, o fundo é na cor cinza escuro. Na parte superior há um retângulo na cor cinza claro onde tem escrito em letras na cor azul o título “Dica das Cicloficinas”. Abaixo e no lado esquerdo, em letras na cor verde “Física” e do lado em letras pequenas e na cor azul “Tem dúvidas? Envia pra nós! cicloficinascaed@gmail.com”. No centro da imagem há um círculo na cor branca e dentro dele, em letras na cor preta há a seguinte dica: “O que é deslocamento” abaixo, “O descolamento é uma grandeza vetorial (tudo que pode ser medido e precisa de uma direção e sentido) e que pode ser calculada a partir da diferença da posição final e inicial de um corpo móvel. Caso volte para a posição inicial de onde saiu, o deslocamento terá sido nulo”. Na parte inferior da imagem, encontra-se uma ilustração de um ponto A onde tem um desenho de uma árvore, seguindo a rota de linhas na cor azul, no meio, um desenho de uma casa na cor azul e as linhas indo até o ponto B, onde tem um desenho de um pinheiro. Na lateral esquerda inferior da imagem, na vertical, em letras na cor branca há “UFSM – CAED – Apoio à aprendizagem”.
Descrição da Imagem: Imagem retangular na horizontal, o fundo é na cor cinza escuro. Na parte superior há um retângulo na cor cinza claro onde tem escrito em letras na cor azul o título “Dica das Cicloficinas”. Abaixo e no lado esquerdo, em letras na cor verde “Física” e do lado em letras pequenas e na cor azul “Tem dúvidas? Envia pra nós! cicloficinascaed@gmail.com”. No centro da imagem há um círculo na cor branca e dentro dele, em letras na cor preta há a seguinte dica: “O que é distância percorrida?” abaixo, “Distância percorrida é uma grandeza escalar, diferentemente do deslocamento trabalhado anteriormente. Para descobrir esse, basta somar os módulos de cada deslocamento retilíneo, resultando no deslocamento total do corpo”. Na parte inferior da imagem, encontra-se uma ilustração de uma linha reta na cor preta, no início da linha tem um ponto e está escrito “Partida”, no meio está escrito “deslocamento” e no final “chegada”. Acima desta linha preta, encontra-se uma linha vermelha partindo do ponto de partida com algumas ondulações acima e para baixo, onde está escrito “Distância Percorrida”, chegando até o ponto de chegada. Na lateral esquerda inferior da imagem, na vertical, em letras na cor branca há “UFSM – CAED – Apoio à aprendizagem”.
Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-391-4893

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes