Ir para o conteúdo CAED Ir para o menu CAED Ir para a busca no site CAED Ir para o rodapé CAED
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Cicloficinas – Dicas de Química: NOX



A equipe do Projeto Cicloficinas da Subdivisão de Apoio à Aprendizagem (CAEd-PROGRAD) preparou dicas interessantes de Química para relembrar algumas questões sobre NOX.

 

Descrição da imagem: Imagem quadrada, o fundo é na cor cinza escuro. Na parte superior há um retângulo na cor cinza claro onde tem escrito em letras na cor azul o título “Dica das Cicloficinas”. Abaixo e no lado esquerdo, em letras na cor verde “Química” e do lado direito em letras pequenas e na cor azul “Tem dúvidas? Envia pra nós! cicloficinascaed@gmail.com”. No centro da imagem há um círculo na cor branca e dentro dele, em letras na cor azul há a seguinte dica: “Elementos com NOX fixo”. Abaixo, há três estrelas verdes, e em tópicos um embaixo do outro “Grupo 1 e Ag = +1”, “Grupo 2 e Zn = +2” e “Elemento Al = +3” escritos na cor azul. Abaixo e ao lado, encontram-se mais três estrelas na cor verde. Na lateral inferior esquerda da imagem, na vertical, em letras na cor branca há “UFSM – CAED – Apoio à aprendizagem”
Descrição da imagem: Imagem quadrada, o fundo é na cor cinza escuro. Na parte superior há um retângulo na cor cinza claro onde tem escrito em letras na cor azul o título “Dica das Cicloficinas”. Abaixo e no lado esquerdo, em letras na cor verde “Química” e do lado direito em letras pequenas e na cor azul “Tem dúvidas? Envia pra nós! cicloficinascaed@gmail.com”. No centro da imagem há um círculo na cor branca e dentro dele, em letras na cor azul há a seguinte dica: “Regra do NOX”. Abaixo, escrito na cor azul “A soma dos NOX de todos os átomos constituintes de um composto iônico ou molecular é sempre zero”, sendo a palavra “zero” na cor verde, em destaque. Em seguida, logo abaixo encontra-se o seguinte exemplo: 
               NaCI       HCI        CO
NOX       +1 -1     +1 -1      +2 -2
SOMA       0            0            0
Na lateral inferior esquerda da imagem, na vertical, em letras na cor branca há “UFSM – CAED – Apoio à aprendizagem”
Descrição da imagem: Imagem quadrada, o fundo é na cor cinza escuro. Na parte superior há um retângulo na cor cinza claro onde tem escrito em letras na cor azul o título “Dica das Cicloficinas”. Abaixo e no lado esquerdo, em letras na cor verde “Química” e do lado direito em letras pequenas e na cor azul “Tem dúvidas? Envia pra nós! cicloficinascaed@gmail.com”. No centro da imagem há um círculo na cor branca e dentro dele, em letras na cor azul há a seguinte dica: “Regra do NOX”. Abaixo, escrito na cor azul “Para um íon monoatômico, a carga do íon é o NOX”. Em seguida, logo abaixo encontra-se o seguinte quadro: 
S⁻²    NOX = -2
F⁻      NOX = -1
Al⁺³    NOX = +3   
Na lateral inferior esquerda da imagem, na vertical, em letras na cor branca há “UFSM – CAED – Apoio à aprendizagem”
Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-391-4888

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes