Ir para o conteúdo CAED Ir para o menu CAED Ir para a busca no site CAED Ir para o rodapé CAED
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Cicloficinas – Sites para estudar Física!



Você sabia que existem sites que podem auxiliar nos seus estudos de Física? A equipe do Projeto Cicloficinas da Subdivisão de Apoio à Aprendizagem preparou um ótimo exemplo para você. Confira!

 

Descrição da imagem: Imagem retangular na horizontal, o fundo é na cor cinza escuro. Na parte superior há um retângulo na cor cinza claro onde tem escrito em letras na cor azul o título “Dica das Cicloficinas”. Abaixo e no lado esquerdo, em letras na cor verde “Física” e do lado em letras pequenas e na cor azul “Tem dúvidas? Envia pra nós! cicloficinascaed@gmail.com”. No centro da imagem há um círculo na cor branca e dentro dele, em letras na cor azul há a seguinte dica: “Sites para estudar física!” abaixo, “Existem diversas plataformas voltadas à Educação e elas podem ser muito úteis para você! Arrasta para o lado e conheça o PhET!”. Ao lado esquerdo, encontra-se uma ilustração de uma mulher sentada em frente a uma mesa com um notebook. Na lateral esquerda inferior da imagem, na vertical, em letras na cor branca há “UFSM – CAED – Apoio à aprendizagem”.
Descrição da imagem: Imagem retangular na horizontal, o fundo é na cor cinza escuro. Na parte superior há um retângulo na cor cinza claro onde tem escrito em letras na cor azul o título “Dica das Cicloficinas”. Abaixo e no lado esquerdo, em letras na cor verde “Física” e do lado em letras pequenas e na cor azul “Tem dúvidas? Envia pra nós! cicloficinascaed@gmail.com”. No centro da imagem há um círculo na cor branca e dentro dele, em letras na cor azul há a seguinte dica: “PhET” abaixo, “O PhET Interactive Simulations, fundado pelo físico Carl Wieman, é uma plataforma que disponibiliza simulações educacionais de Ciências Naturais e Exatas. Sendo uma excelente ferramenta para compreender princípios e leis físicas na prática, você pode, por exemplo, estudar sobre a conservação da energia mecânica ou interferência de ondas”. Na lateral esquerda inferior da imagem, na vertical, em letras na cor branca há “UFSM – CAED – Apoio à aprendizagem”.
Descrição da imagem: Imagem retangular na horizontal, o fundo é na cor cinza escuro. Na parte superior há um retângulo na cor cinza claro onde tem escrito em letras na cor azul o título “Dica das Cicloficinas”. Abaixo e no lado esquerdo, em letras na cor verde “Física” e do lado em letras pequenas e na cor azul “Tem dúvidas? Envia pra nós! cicloficinascaed@gmail.com”. No centro da imagem há um círculo na cor branca e dentro dele, em letras na cor azul há a seguinte dica: “Exemplo: Princípio de Conservação de Energia Mecânica” abaixo encontra-se um gráfico de fundo na cor azul e todo quadriculado, na parte inferior tem uma barra marrom, dentro desta, no meio tem um botão de pausa e continua, ao lado duas opções para marcar, a primeira, “◻ câmera lenta” e a segunda “☑ normal” e no canto direito “retornar”. Deste ponto marrom se inicia a contagem de baixo para cima, 0 metros até 8 metros. Acima da parte marrom tem um céu azulado, no canto esquerdo umas montanhas desenhadas, no meio do gráfico tem uma ilustração de uma pessoa andando de skate dentro de uma linha em formato V indo do 0 metro até o metro 6 e acima deste desenho tem um círculo redondo marcando a velocidade. Ao lado esquerdo, tem uma tabela de energia composta por barras coloridas, sendo elas a cinética, na barra verde e tendo um nível médio, a potencial, na barra azul e nível baixo, a térmica, barra vermelha, nível inexistente e a total, barra verde queimado com o nível mais alto.  Ao lado direito da imagem, tem um quadrado com algumas informações dentro, está escrito em tópicos “◻ gráfico setorial”, “☑ Gráfico de barras”, “☑ Mostrar grades” e “☑ Velocidade”, abaixo “massa” centralizado acima de um bastão azul, e dele está saindo duas linhas no lado esquerdo até “pequena” e outras duas no lado direito até “grande”. Abaixo, há três imagens mostrando diferentes linhas de gráfico, a primeira é a mesma da imagem, linha em V, a segunda, linha única subindo ao lado esquerdo e a terceira é em formato de W. Na lateral esquerda inferior da imagem, na vertical, em letras na cor branca há “UFSM – CAED – Apoio à aprendizagem”.
Descrição da imagem: Imagem retangular na horizontal, o fundo é na cor cinza escuro. Na parte superior há um retângulo na cor cinza claro onde tem escrito em letras na cor azul o título “Dica das Cicloficinas”. Abaixo e no lado esquerdo, em letras na cor verde “Física” e do lado em letras pequenas e na cor azul “Tem dúvidas? Envia pra nós! cicloficinascaed@gmail.com”. No centro da imagem há um círculo na cor branca e dentro dele, em letras na cor preta “Exemplo: Interferência de Ondas Eletromagnéticas” abaixo, um quadrado com o fundo na cor verde e círculos dentro de outros simultaneamente na cor preta, na parte superior  e no canto esquerdo fora da imagem, tem a marcação de um ponto a outro 500mm e do outro lado direito “1 fs = 10¹⁵5” tendo uma linha puxada desse último número 5, direcionando a “1153.3nm”. No centro da imagem há uma linha composta por traços na cor branca e logo abaixo um gráfico acima na cor branca com uma leve transparência, o título “Campo Elétrico no Centro”, ao lado esquerdo “Campo Elétrico”, e embaixo, na parte inferior “Posição (nm)” que se inicia no número 0 até o 5000. No meio deste gráfico tem uma linha composta por traços brancos e em cima uma linha preta com várias ondulações quase iguais e repetidas. Abaixo, tem duas opções para marcar, a primeira, “☑ normal” e a segunda “◻ lento”. Ao lado desta imagem verde, tem um retângulo na vertical com informações do tom das cores, a amplitude, espaçamento, gráfico, tela e intensidade. Na lateral esquerda inferior da imagem, na vertical, em letras na cor branca há “UFSM – CAED – Apoio à aprendizagem”.
Descrição da imagem:  Imagem retangular na horizontal, o fundo é na cor cinza escuro. Na parte superior há um retângulo na cor cinza claro onde tem escrito em letras na cor azul o título “Dica das Cicloficinas”. Abaixo e no lado esquerdo, em letras na cor verde “Física” e do lado em letras pequenas e na cor azul “Tem dúvidas? Envia pra nós! cicloficinascaed@gmail.com”. No centro da imagem há um círculo na cor branca e dentro dele, em letras na cor preta “Gostou? Acesse:” e abaixo uma barra de pesquisa e dentro dela o endereço “phet.colorado.edu/”. Na lateral esquerda inferior da imagem, na vertical, em letras na cor branca há “UFSM – CAED – Apoio à aprendizagem”.
Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-391-4939

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes