Ir para o conteúdo CAED Ir para o menu CAED Ir para a busca no site CAED Ir para o rodapé CAED
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Cicloficinas – Dicas de Física: Site para estudo



Com dúvidas sobre como estudar Física? Sabia que existem sites que podem lhe auxiliar? A equipe do Projeto Cicloficinas da Subdivisão de Apoio à Aprendizagem – CAEd/PROGRAD separou essa dica para você!

Descrição da imagem: Imagem retangular na horizontal, o fundo é na cor cinza escuro. Na parte superior há um retângulo na cor cinza claro onde tem escrito em letras na cor azul o título “Dica das Cicloficinas”. Abaixo e no lado esquerdo, em letras na cor verde “Física” e do lado em letras pequenas e na cor azul “Tem dúvidas? Envia pra nós! cicloficinascaed@gmail.com”. No centro da imagem há um círculo na cor branca e dentro dele, em letras na cor azul, o título “Sites para estudar física!” e abaixo escrito na cor preta “Hoje vamos lhe apresentar mais um site para estudar Física, conheça o Wolfram Alpha!”. Na parte inferior esquerda da imagem, encontra-se uma ilustração de uma mulher sentada em frente a uma mesa com um notebook. Na lateral esquerda inferior da imagem, na vertical, em letras na cor branca há “UFSM – CAED – Apoio à aprendizagem”.
Descrição da imagem:  Imagem retangular na horizontal, o fundo é na cor cinza escuro. Na parte superior há um retângulo na cor cinza claro onde tem escrito em letras na cor azul o título “Dica das Cicloficinas”. Abaixo e no lado esquerdo, em letras na cor verde “Física” e do lado em letras pequenas e na cor azul “Tem dúvidas? Envia pra nós! cicloficinascaed@gmail.com”. No centro da imagem há um círculo na cor branca e dentro dele, em letras na cor azul, o título “Wolfram Alpha” e abaixo escrito na cor preta “É uma ferramenta da Wolfram Research que responde a perguntas diretas de diversas áreas, como Física e Matemática. Você pode, por exemplo, procurar pela resposta de uma integral ou pelas velocidades finais de dois corpos após uma colisão elástica”. Na lateral esquerda inferior da imagem, na vertical, em letras na cor branca há “UFSM – CAED – Apoio à aprendizagem”.
Descrição da imagem:  Imagem retangular na horizontal, o fundo é na cor cinza escuro. Na parte superior há um retângulo na cor cinza claro onde tem escrito em letras na cor azul o título “Dica das Cicloficinas”. Abaixo e no lado esquerdo, em letras na cor verde “Física” e do lado em letras pequenas e na cor azul “Tem dúvidas? Envia pra nós! cicloficinascaed@gmail.com”. No centro da imagem há um círculo na cor branca e dentro dele, em letras na cor preta “Exemplo: colisão elástica”, abaixo se encontra um print da página do site onde há o nome do site na cor vermelha e laranja, e logo abaixo, uma barra de pesquisa escrito “elastic collision m1 =3hg, v1i=4m/s, m2=2kg, v2i=-1m/s”. Abaixo tem o resultado dessa pesquisa que é um quadro cujo título é “Input Information” em azul e abaixo “elastic collision” em preto, seguido da primeira e segunda coluna:

mass 1: 3 kg (kilograms)
initial speed 1: 4 m/s (meters per second)
mass 2: 2 kg (kilograms)
initial speed 2: – 1 m/s (meter per second)

Logo abaixo, há outro quadro com duas colunas, intitulado “Result” na cor azul:

final speed 1: 0 m/s (meters per second)
final speed 2:
5 m/s (meters per second)
= 11.18 mph (miles per hour)
= 16.4 ft/s (feet per second)

Na lateral esquerda inferior da imagem, na vertical, em letras na cor branca há “UFSM – CAED – Apoio à aprendizagem”.
Descrição da imagem: Imagem retangular na horizontal, o fundo é na cor cinza escuro. Na parte superior há um retângulo na cor cinza claro onde tem escrito em letras na cor azul o título “Dica das Cicloficinas”. Abaixo e no lado esquerdo, em letras na cor verde “Física” e do lado em letras pequenas e na cor azul “Tem dúvidas? Envia pra nós! cicloficinascaed@gmail.com”. No centro da imagem há um círculo na cor branca e dentro dele, em letras na cor preta “Exemplo: colisão elástica”, abaixo se encontra um print da página do site onde há o nome do site na cor vermelha e laranja, e logo abaixo, uma barra de pesquisa escrito “integral de x**2Inx”. Abaixo tem o resultado dessa pesquisa que é o título “Indefinite integral” em azul e abaixo uma fórmula “⎰ 𝑥² ㏒ (𝑥) ɗ𝑥 = ⅑ 𝑥³ (3㏒ (𝑥) – 1) + constant” e abaixo “assuming a complex valued logarchm)”. Em seguida, abaixo, uma barra na cor laranja e dentro escrito na cor branca “WolframlAlpha Step-by-Step Solution” e abaixo, “Indefinite Integral:” na cor preta e, em seguida “Step 1” na cor azul, abaixo, na cor preta “Take the integral:” seguido da fórmula “⎰𝑥² ㏒(𝑥) ɗ𝑥”. Logo em seguida, abaixo, escrito na cor preta “For the integrand 𝑥² ㏒(𝑥), integrate by parts, ⎰𝑓ɗ𝗀 = 𝑓𝗀 – ⎰𝗀 ɗ 𝑓 . where 𝑓 = ㏒(𝑥),   ɗ𝗀 = 𝑥² ɗ𝑥.”. Na lateral esquerda inferior da imagem, na vertical, em letras na cor branca há “UFSM – CAED – Apoio à aprendizagem”.   
Descrição da imagem: Imagem retangular na horizontal, o fundo é na cor cinza escuro. Na parte superior há um retângulo na cor cinza claro onde tem escrito em letras na cor azul o título “Dica das Cicloficinas”. Abaixo e no lado esquerdo, em letras na cor verde “Física” e do lado em letras pequenas e na cor azul “Tem dúvidas? Envia pra nós! cicloficinascaed@gmail.com”. No centro da imagem há um círculo na cor branca e dentro dele, em letras na cor preta “Gostou? Acesse:” e abaixo uma barra de pesquisa azul e dentro dela o endereço “wolframalpha.com”. Na lateral esquerda inferior da imagem, na vertical, em letras na cor branca há “UFSM – CAED – Apoio à aprendizagem”.
Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-391-5038

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes