Ir para o conteúdo CAED Ir para o menu CAED Ir para a busca no site CAED Ir para o rodapé CAED
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Cicloficinas – Dicas de Física: Força Gravitacional, Torque e Estruturas cristalina



A equipe do Projeto Cicloficinas da Subdivisão de Apoio à Aprendizagem da CAEd-PROGRAD preparou três dicas de Física para hoje. Não deixe de conferir!

Descrição da imagem: Imagem retangular na horizontal, o fundo é na cor cinza escuro. Na parte superior há um retângulo na cor cinza claro onde tem escrito em letras na cor azul o título “Dica das Cicloficinas”. Abaixo e no lado esquerdo, em letras na cor verde “Física” e do lado em letras pequenas e na cor azul “Tem dúvidas? Envia pra nós! cicloficinascaed@gmail.com”. No centro da imagem há um círculo na cor branca e dentro dele, em letras na cor preta “Força gravitacional” e abaixo o texto “Esta força surge a partir da interação mútua entre dois corpos. Esta força é atrativa, nunca sendo repulsiva. Esta força não está presente apenas na interação da terra e os corpos que estão nela, mas também os satélites naturais e os planetas, além da interação com o sol. Além disso, é uma grandeza vetorial que atua na direção do eixo imaginário que liga os dois corpos.” Abaixo há uma imagem ilustrando o enunciado, onde há uma linha com a letra “d” abaixo, e em cima da linha tem uma bola amarela na esquerda, com o número 1 dentro e “m1” em cima e uma seta vermelha que está no meio da bola em direção a direita e a letra “F” em cima, na outra ponta se encontra uma outra bola mas na cor azul e no direito, com o número 2 dentro e “m2” em cima, tem uma seta vermelha saindo no meio da bola em direção a esquerda e a letra “F” em cima. Na lateral esquerda inferior da imagem, na vertical, em letras na cor branca há “UFSM – CAED – Apoio à aprendizagem”.
Descrição da imagem: Imagem retangular na horizontal, o fundo é na cor cinza escuro. Na parte superior há um retângulo na cor cinza claro onde tem escrito em letras na cor azul o título “Dica das Cicloficinas”. Abaixo e no lado esquerdo, em letras na cor verde “Física” e do lado em letras pequenas e na cor azul “Tem dúvidas? Envia pra nós! cicloficinascaed@gmail.com”. No centro da imagem há um círculo na cor branca e dentro dele, em letras na cor preta “O que é Torque?” e abaixo o texto “O torque é uma força de rotação que pode ou não resultar em movimento. Normalmente pode ser medido em Nm ou Kgfm, sendo considerada uma grandeza vetorial. Esse conceito é bastante utilizado para construção de motores elétricos e redutores de velocidade. Além disso, outro exemplo que podemos visualizar facilmente o torque é quando se usa a chave de boca para apertar parafusos na roda de um carro”. Na lateral esquerda inferior da imagem, na vertical, em letras na cor branca há “UFSM – CAED – Apoio à aprendizagem”.
Descrição da imagem: Imagem retangular na horizontal, o fundo é na cor cinza escuro. Na parte superior há um retângulo na cor cinza claro onde tem escrito em letras na cor azul o título “Dica das Cicloficinas”. Abaixo e no lado esquerdo, em letras na cor verde “Física” e do lado em letras pequenas e na cor azul “Tem dúvidas? Envia pra nós! cicloficinascaed@gmail.com”. No centro da imagem há um círculo na cor branca e dentro dele, em letras na cor preta “Estruturas cristalinas” e abaixo o texto “A estrutura cristalina está relacionada a forma geométrica em que os átomos e/ou moléculas estão organizados de modo geral. Essas estruturas estão presentes em diversos materiais, formando uma rede denominada retículo cristalino. Essa definição pode ser vista em sais, minerais e também em metais, podendo se organizar em sete sistemas cristalinos.”. Na lateral esquerda inferior da imagem, na vertical, em letras na cor branca há “UFSM – CAED – Apoio à aprendizagem”.
Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-391-5185

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes