Ir para o conteúdo Hub.doc Ir para o menu Hub.doc Ir para a busca no site Hub.doc Ir para o rodapé Hub.doc
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Conservadora-restauradora passa a integrar o Hub.Doc e avalia acervo do DNIT e Ministério da Saúde em Porto Alegre

Andrea Santos, arquivista da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), passa a integrar a equipe técnica do Hub.Doc



O Hub.Doc avança em mais uma etapa de suas atividades com a incorporação da conservadora-restauradora Andrea Santos, arquivista da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), à equipe técnica. Com formação específica em Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis, uma especialidade ainda pouco comum em operações de preservação de acervos documentais públicos, Andrea passa a atuar de forma transversal nas ações do Hub, contribuindo para a avaliação, preservação e qualificação dos processos de recuperação de diferentes acervos atendidos pela iniciativa.

A chegada da profissional foi marcada por uma visita técnica a Porto Alegre, na tarde desta terça-feira (20), onde, acompanhada pelas coordenadoras do Hub, Débora Flores, Leolíbia Linden e Daiane Segabinazzi Pradebon, além da arquivista da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre e coordenadora das atividades do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), Graziela Cé, Andrea realizou uma avaliação do acervo do Departamento e no Ministério da Saúde. A atividade teve como objetivo compreender as condições materiais dos documentos e aprofundar o diagnóstico dos desafios enfrentados na operação de recuperação.

Andrea Santos (à direita) (FURG) visita o acervo do DNIT em Porto Alegre com a equipe do Hub.Doc para avaliação técnica.
A fragilidade dos documentos do DNIT revela os desafios da preservação e a importância do trabalho do Hub.Doc.

Durante a análise, a conservadora identificou um cenário crítico, com documentos em condições extremamente frágeis de manuseio, o que evidencia a complexidade do trabalho realizado pelo Hub e a necessidade de estratégias específicas de conservação preventiva e intervenção técnica qualificada.

A visita contou também com a presença de Isabel Bohrer Scherer, nova pró-reitora de Administração da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Na ocasião, ela declarou que sentiu-se impressionada com a recuperação minuciosa realizada pela equipe do projeto e destacou que as ações do Hub.Doc possuem grande valor para a conservação da memória coletiva do Rio Grande do Sul.

Texto: Pedro Moro, estudante de jornalismo e bolsista do Hub.Doc

Fotos: Marcelo Pires, estudante de jornalismo e bolsista do Hub.Doc

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-976-157

Publicações Recentes