O Hub.Doc nasceu na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), no ano de 2024, por ocasião de um dos maiores desastres naturais que afetou o Estado do Rio Grande do Sul. Na época, um expressivo volume de chuvas fez com que 96% dos municípios do Estado fossem atingidos por inundações quedas de barreiras e/ou deslizamentos de terra.
Na UFSM, 12 mil caixas de documentos históricos foram totalmente submersos pelas enchentes. Em todo o Estado do Rio Grande do Sul mais de 100 arquivos públicos foram atingidos, aproximadamente 238 mil caixas de documentos. Diante desse cenário, a UFSM, por meio do Departamento de Arquivo Geral (DAG) criou o Transdoc – espaço transdisciplinar de pesquisas e práticas em restauração, digitalização, preservação e difusão do patrimônio documental. Com recursos do Ministério da Educação, Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) e Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), montou-se a primeira estrutura no Brasil dedicada à recuperação emergencial de grandes volumes documentais atingidos por enchentes.
Aos poucos, o Transdoc foi evoluindo com o aporte de novos financiadores. A reunião de especialistas de diversas áreas como Arquivologia, Química, Farmácia, Engenharias, Biologia, Tecnologia da Informação, Tecnologia dos Alimentos e Comunicação Social, possibilitou o desenvolvimento de novas soluções para recuperação documental em larga escala, como congelamento, desinfecção e secagem controlada. Além disso, novas pesquisas em relação à gestão de documentos, preservação de memória, garantia de direitos e comunicação de risco passaram a ser produzidas.
O que começou como uma iniciativa de resposta ao desastre natural de 2024, se tornou um legado de conhecimento, inovação e colaboração, materializado no Hub.Doc, conceito criado no ano de 2025. Somos uma iniciativa que reúne especialistas de diversas áreas, sob coordenação da UFSM, participação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) e orientação técnica do Arquivo Nacional.