3.4 A tela de cadastro será aberta e alguns campos já aparecerão preenchidos (QUADRO 20). A secretaria da unidade de procedência do Edital deve completar as informações conforme a orientação que consta na OT 05/2020 – DATAS :
1-TIPO DOCUMENTAL: é possível colocar a palavra-chave e selecionar da lista que aparece; ou selecionar diretamente do Plano de Classificação, ao clicar no ícone de organograma que aparece no final dessa linha.
2- TÍTULO: neste campo o título apresentado no documento é resumido e o código das unidades administrativas deve estar de acordo com o código de siglas SIORG, disponível na página da PROPLAN, em: https://www.ufsm.br/pro-reitorias/proplan/coplad/, e, os códigos dos cursos e programas em conformidade com o código estruturado no SIE. Exemplos: EDITAL MONITORIA CCR/UFSM N. 003/202
3- NÚMERO DO DOCUMENTO: digitar o número do documento como ele está apresentado, sem o ano. Não utilizar letras nem caracteres especiais como traço, ponto ou barra
4- DATA DE PRODUÇÃO: inserir a data em que o documento foi assinado ou produzido. Pode ser digitada ou selecionada do quadro
5- INFORMAÇÕES PESSOAIS: Importante lembrar que por sua natureza, Atas, Portarias, Editais são documentos de acesso público e não devem conter dados pessoais como endereço, telefone, dados bancários, CPF, RG, nome de familiares, etc. Logo, nesses casos a opção a ser marcada é ‘Não’
6-LOCALIZAÇÃO FÍSICA: selecionar na lista o local do arquivamento do documento. Quando o Edital for original em papel e digitalizado para o cadastro, o arquivamento do original será no Arquivo Setorial da Unidade. No caso dos documentos nato digitais a localização do original será o Repositório Digital
7- DATA DE VIGÊNCIA INÍCIO: aplicável apenas para Documentos que possuem prazo de vigência (portarias e suas apostilas). No caso do Edital a data de início da vigência é a sua data de publicação
8-DATA DE VIGÊNCIA FIM: aplicável apenas para Documentos que possuem prazo de vigência (portarias e suas apostilas). No caso de Edital será a data final do período a que se refere o Edital
9- O DOCUMENTO INSERIDO FOI:
GERADO ELETRONICAMENTE – quando o documento é nato digital, ou seja, gerado diretamente pelo sistema e/ou processo eletrônico. Pode ser imagem, texto, áudio ou vídeo. No caso do Edital aplica-se ao original em formato PDF que foi assinado digitalmente via PEN.
DIGITALIZADO – quando o documento é original em papel (texto ou imagem) ou analógico (áudio e vídeo) e foi digitalizado para ser inserido no banco de dados e/ou processo eletrônico. Ao selecionar esta opção vai abrir o próximo campo para selecionar qual foi o documento de origem da digitalização.
10- TIPO DE CONFERÊNCIA: Se o documento foi gerado eletronicamente aparecerá a opção Autenticado ou Sem autenticação. Sempre marcar a opção Autenticado para os documentos com assinatura digital. Caso o documento tenha sido digitalizado, esse campo refere-se ao documento QUE FOI DIGITALIZADO Sempre marcar Original para documento assinado em papel e, posteriormente, digitalizado.
11-TIPO DE DESTINATÁRIO: No caso de Edital refere-se a uma unidade. Podem ser inseridos quantos forem necessários. Selecionar Unidade administrativa.
12-NOME E IDENTIFICADOR DE DESTINATÁRIO – Pesquisa textual. Selecionar a unidade a que se refere o documento.
13-TIPO DE AUTOR(ES): Pessoa ou unidade com autoridade para emitir o documento.Indica o responsável pela sua produção, geralmente é a pessoa que assina o documento. Podem ser inseridos quantos forem necessários. Selecionar Servidor.
14- NOME E IDENTIFICADOR DE AUTOR(ES) – Pesquisa textual. Para editais, deve-se incluir o nome que quem assinou o documento
15- ARQUIVO(S): Clicar em +Novo Arquivo e inserir o arquivo que já foi digitalizado ou foi gerado eletronicamente.
IMPORTANTE: Os arquivos devem ser PREVIAMENTE SALVOS A PARTIR DO PROCESSO DE HOMOLOGAÇÃO (ver item 1c e 1d). Para Editais utilizar o código SIORG. Sempre considerando a unidade ou subunidade que assinou o documento. Exemplos: EDIT_PRE_2021_01; EDIT_CCR_2020_03
16- PROCEDÊNCIA: Refere-se ao órgão de origem do documento. Para Edital será a unidade pela qual o Autor assinou.
17- DESCRIÇÃO: Campo livre para ser preenchido com o resumo do que trata o documento. Informar o assunto/tema/âmbito do Edital
18- SALVAR: Ao clicar em salvar o arquivo fica salvo automaticamente no Portal Documentos e será possível estabelecer o relacionamento deste com outros documentos já cadastrados.