Ir para o conteúdo Jardim Botânico Ir para o menu Jardim Botânico Ir para a busca no site Jardim Botânico Ir para o rodapé Jardim Botânico
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Jardim Botânico da UFSM atrai público em busca de lazer e natureza



Nesse último domingo (04) aconteceu mais uma edição do Viva o Campus no Jardim Botânico da UFSM, o evento que contou com diversas atrações atraiu famílias, estudantes e casais a procura de um momento de lazer em contato com a natureza.  A tarde começou às 14h com apresentação das plantas carnívoras pela bolsista Neriane Camargo, estande do Projeto Zelo, estande da Agenda 2030, Exposição de Animais Taxidermizados e visita ao Jardim Sensorial. 

Além dessas atrações, atividades como Contação de História com a Bióloga e escritora Cintia Freitas, trilha guiada e criação de vasos ecológicos também fizeram parte da programação. E a música ficou por conta de Marcelo Schmidt, que animou o público com sua voz e violão. A tarde ensolarada proporcionou conhecimento e diversão para os visitantes.  

Para os colaboradores do Jardim Botânico, abrir o espaço  para o público que não tem acesso durante a semana é essencial para criar momentos de interações com a natureza. É o que a Professora de Biologia, Daniela Simão, comenta: “Para nós que atuamos como colaboradores é sempre muito bom ver o  público comparecendo e aproveitando esse dia maravilhoso”.

O evento que contou com mais de 680 visitantes, foi um momento nostálgico para as visitantes Lara Cristiana Rocha e Andrea Adams, que possuem memórias parecidas quando perguntadas como foi a experiência nessa edição do Viva o Campus. “Está sendo bem nostálgico, me formei em Biologia, então sempre frequentava aqui, isso a 10 anos atrás, ver a evolução do Jardim é muito lindo”, comenta Lara junto com seu marido e filho. “A primeira vez que vim aqui era aluna do curso de farmácia em 1990 e ele (Jardim Botânico) estava recém começando, ver o jardim se transformado em um espaço verde com tantas espécies é muito interessante”, fala Andrea em meio aos sons do Jardim Sensorial. 

O domingo que foi marcado por sol e muito verde atraiu público de diversas faixas etárias, é o que comenta a visitante e amante de plantas, Maria Angélica, de 73 anos: “Eu gosto de jardinagem, como em  casa tenho plantas,  vim aqui para tirar umas dúvidas sobre que terra utilizar e como adubar as plantas”, comenta em meio à oficina de criação de vasos ecológicos. 

O Jardim Botânico também foi espaço de divulgação de projetos de conscientização sobre abandono de animais e o impacto do ser humano na Terra. A bolsista do projeto Zelo UFSM, Raissa Nascimento dos Santos, esteve presente no domingo para divulgar a adoção de animais, arrecadar fundos para alimentar cachorros e gatos abandonados e conscientizar os visitantes sobre o abandono. Além do Zelo, o estande da Agenda 2030 promoveu uma ação para sensibilizar o público a atingir um mundo melhor para todos os povos e nações até 2030.

Com diversas atrações, o dia no jardim finalizou com música e piquenique no gramado e proporcionou uma experiência acolhedora para os visitantes. 

Repórter: Vinícius Maeda 

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-363-2189

Publicações Recentes