Ir para o conteúdo Jardim Botânico Ir para o menu Jardim Botânico Ir para a busca no site Jardim Botânico Ir para o rodapé Jardim Botânico
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita
Início do conteúdo

Agendamento de Visitas

Orientações sobre o agendamento de visitas ao JBSM:
1. A solicitação de agendamento é necessária apenas para visitas guiadas de instituições de ensino ou de outros grupos (ex: associações de idosos, escoteiros, policiais, etc). O número mínimo de pessoas por grupo para visita guiada é de 20 pessoas.

2. A solicitação de agendamento deve ser realizada com pelo menos 48h de antecedência da data desejada para a visita.

3. O agendamento das visitas só estará confirmado a partir do recebimento de uma mensagem eletrônica do Núcleo de Educação Socioambiental.

4. O cancelamento das visitas deve ser informado pelo e-mail (jardimbotanico@ufsm.br) ou pelo telefone (55) 991938183 com até 2h de antecedência do horário da visita agendada.

5. Na solicitação de agendamento, o grupo poderá optar por no máximo 3 oficinas. Entretanto, ressalta-se que o monitor responsável analisará a viabilidade da realização da(s) oficina(s) no dia da visita, conforme condições climáticas, materiais disponíveis e faixa etária dos visitantes, ocorrendo possivelmente alterações ou cancelamentos nas oficinas solicitadas.

6. Em caso de chuva ou outra condição climática adversa, o Núcleo de Educação Socioambiental do JBSM oferece atividades que podem ser realizadas no auditório e hall do JBSM, não sendo necessário o cancelamento da visita, exceto se for de interesse do grupo visitante.

Orientações sobre as visitas no JBSM:

• Os monitores de educação ambiental do JBSM são alunos de graduação da UFSM, os quais abordam conceitos gerais sobre biodiversidade, conservação da natureza e curiosidades relacionadas ao tema. Os monitores não estão habilitados para ministrar aulas de Ciências, Biologia ou Botânica, nem possuem a obrigação de abordar conteúdos escolares ou realizar aprofundamento técnico nos temas apresentados.

• Permite-se que professores utilizem o Jardim Botânico para ministrar um conteúdo curricular, desde que seja enviado antecipadamente uma mensagem eletrônica ao Núcleo de Educação Socioambiental (jardimbotanico@ufsm.br). Nesse tipo de situação, não disponibilizamos de monitores para acompanhamento.

Os monitores não são responsáveis pela disciplina/comportamento dos alunos visitantes, sendo papel do professor responsável, manter a organização dos mesmos.

É fundamental que os alunos sejam orientados pelo professor responsável, sobre o tipo de roupa adequada (calçados fechados, calça), uso de repelente de insetos e protetor solar.

• O JB não dispõe de mudas de plantas para doação para as escolas

Disponibilidade das oficinas

Ao solicitar o agendamento, pedimos que verifique se há disponibilidade da oficina no dia solicitado através da tabela abaixo:

 Segunda-feiraTerça-feiraQuarta-feiraQuinta-feiraSexta-feira
ManhãTNETNETNETNETNE
EXPEXPEXPEXPEXP
PCPCPCPCPC
RERERERERE
 PTPTPTPT
PMPMPMPM
APAPAPAP
CACACA 
TardeTNETNETNETNETNE
EXPEXPEXPEXPEXP
PTPTPTPTPT
PMPMPMPMPM
RERE RE 
 PC

Legenda:

TNETrilha de plantas nativas e exóticas
EXPExposição de animais taxidermizados
PCOficina de Plantas Carnívoras
REOficina de Relações Ecológicas
PMOficina de Plantas Medicinais
PTOficina de Plantas Tóxicas
APOficina sobre animais peçonhentos
CAOficina sobre conservação de anfíbios

Legenda:

Verde – reservas do auditório

Violeta – visitas guiadas