Ir para o conteúdo CTE Ir para o menu CTE Ir para a busca no site CTE Ir para o rodapé CTE

Aviso de Conectividade Saber Mais

Cursos de Capacitação do CTE

A Coordenadoria de Tecnologia Educacional oferece cursos de capacitação para a comunidade acadêmica no uso dos ambientes virtuais e TICS. São ações como oficinas, minicursos e seminários, visando capacitar profissionais e aprimorar suas formações.

Para mais informações sobre os cursos oferecidos, histórico de cursos e mais informações, acesse a área dos Cursos de Capacitação ou clique no botão abaixo.

Os Cursos Abertos Online e Massivos (MOOCs) são desenvolvidos pela CTE ou em parceria com outros setores da UFSM ou, ainda, em parceria com outras instituições e abordam assuntos relacionados à capacitação de profissionais da área de educação.

Os cursos são realizados no Ambiente Virtual de Ensino Aprendizagem Moodle Capacitação da UFSM, são totalmente online, sem acompanhamento de professores e sem aulas presenciais, com certificado autenticado pelo Portal de Certificação Web da UFSM.

Além de ações de capacitação como minicursos, seminários e oficinas regulares, a Equipe de Capacitação disponibiliza aos Centros de Ensino Oficinas Personalizadas sobre o uso pedagógico do Moodle para alunos e professores do ensino presencial.

A oferta de disciplinas de cursos presenciais na modalidade a distância está regulamentada na Portaria nº 1.428 de 28 de dezembro de 2018. Essa portaria determina que o percentual entre 20% até 40% da carga horária total do curso poderá ser ofertado na modalidade a distância, de acordo com certos requisitos a serem atendidos de acordo com a portaria.

Solicite sua Oficina Personalizada: clique em Formulário de Solicitação e manifeste seu interesse.

O PACC tem por objetivo promover ações pedagógicas formativas de caráter permanente, de modo a contribuir para a consolidação de uma cultura de desenvolvimento profissional e de troca de saberes entre  a comunidade universitária. Também promove ações pedagógicas formativas para familiarizar a comunidade com o ambiente virtual de ensino-aprendizagem (AVEA) Moodle e com sua aplicação pedagógica, promovendo a convergência entre as modalidades de ensino presencial e a distância.

O público­ alvo do PACC é a comunidade UFSM, em especial, os profissionais dedicados aos projetos de cursos na modalidade a distância e os profissionais interessados na mediação de suas práticas pedagógicas com o uso de tecnologias digitais.

Guias para o Moodle V. 3.1

Guia de Apresentação do Moodle

Guia de exportação de disciplina para o Moodle

Guia de acesso ao Moodle e à disciplina

Guia de Edição do perfil do Usuário

Guia de comunicação no Moodle

Guia de categorias de notas no Moodle

Guia de configurações de disciplina no Moodle

Guia de recursos do Moodle

Guia de Atividade Wiki e OU Wiki

Guia Questionário com questões aplicadas

Guia de relatório de notas

Guia de relatório da disciplina

CURSOS DE CAPACITAÇÃO
Certificados
A partir de 2014, os certificados podem ser obtidos por meio do sistema Certificados Web, no seguinte endereço: https://portal.ufsm.br/certificados/
Concessão de diárias

Clique no botão abaixo para mais informações importantes para os usuários da UAB, especialmente professores e tutores sobre a concessão de diárias para os encontros presenciais, participação em eventos e outras atividades.

Fale Conosco:

Setor: Capacitações