Ir para o conteúdo CTE Ir para o menu CTE Ir para a busca no site CTE Ir para o rodapé CTE

Aviso de Conectividade Saber Mais

Cursos de Capacitação da CTE

Além de ações de capacitação como minicursos, seminários e oficinas regulares, a Equipe de Capacitação disponibiliza aos Centros de Ensino, Oficinas Personalizadas sobre o uso pedagógico do Moodle para alunos e professores do ensino presencial.

Para mais informações sobre as Capacitações, acesse aqui.

A Coordenadoria de Tecnologia Educacional oferece cursos de capacitação para a comunidade acadêmica no uso dos ambientes virtuais e TICS. São ações como oficinas, minicursos e seminários, visando capacitar profissionais e aprimorar suas formações.

Para mais informações sobre os cursos oferecidos, histórico de cursos e mais informações, acesse a área dos Cursos de Capacitação ou clique no botão abaixo.

Os Cursos Abertos Online e Massivos (MOOCs) são desenvolvidos pela CTE ou em parceria com outros setores da UFSM ou, ainda, em parceria com outras instituições e abordam assuntos relacionados à capacitação de profissionais da área de educação.

Os cursos são realizados no Ambiente Virtual de Ensino Aprendizagem Moodle Capacitação da UFSM, são totalmente online, sem acompanhamento de professores e sem aulas presenciais, com certificado autenticado pelo Portal de Certificação Web da UFSM.

Além de ações de capacitação como minicursos, seminários e oficinas regulares, a Equipe de Capacitação disponibiliza aos Centros de Ensino Oficinas Personalizadas sobre o uso pedagógico do Moodle para alunos e professores do ensino presencial.

A oferta de disciplinas de cursos presenciais na modalidade a distância está regulamentada na Portaria nº 1.428 de 28 de dezembro de 2018. Essa portaria determina que o percentual entre 20% até 40% da carga horária total do curso poderá ser ofertado na modalidade a distância, de acordo com certos requisitos a serem atendidos de acordo com a portaria.

Solicite sua Oficina Personalizada: clique em Formulário de Solicitação e manifeste seu interesse.

O PACC tem por objetivo promover ações pedagógicas formativas de caráter permanente, de modo a contribuir para a consolidação de uma cultura de desenvolvimento profissional e de troca de saberes entre  a comunidade universitária. Também promove ações pedagógicas formativas para familiarizar a comunidade com o ambiente virtual de ensino-aprendizagem (AVEA) Moodle e com sua aplicação pedagógica, promovendo a convergência entre as modalidades de ensino presencial e a distância.

O público­ alvo do PACC é a comunidade UFSM, em especial, os profissionais dedicados aos projetos de cursos na modalidade a distância e os profissionais interessados na mediação de suas práticas pedagógicas com o uso de tecnologias digitais.

Guias para o Moodle V. 3.9

Guias para o Moodle V. 3.1 *

* Apesar de ter um layout diferente da versão 3.9, as funcionalidades continuam sendo as mesmas.

Guia de Apresentação do Moodle

Guia de exportação de disciplina para o Moodle

Guia de acesso ao Moodle e à disciplina

Guia de Edição do perfil do Usuário

Materiais de Apoio

Guia da Atividade H5P – Conteúdo Interativo

Guia para Roteirização de videoaulas

Guia de Normatização de Referências Midiáticas

Módulo 1 – Gêneros mais solicitados

Módulo 2 – Dicas de Escrita

Módulo 3 – Detecção de Plágio

Módulo 4 – Direitos Autorais e de Imagem

CURSOS DE CAPACITAÇÃO
Certificados
A partir de 2014, os certificados podem ser obtidos por meio do sistema Certificados Web, no endereço: https://portal.ufsm.br/certificados/
Concessão de diárias

Clique no botão abaixo para mais informações importantes para os usuários da UAB, especialmente professores e tutores sobre a concessão de diárias para os encontros presenciais, participação em eventos e outras atividades.

Fale Conosco:

Setor: Capacitações
 Atendimento: 8h00 às 17h30
 E-mail: equipecapacitacao@nte.ufsm.br
 Telefone: (55) 3220-9512
 Público Alvo: Comunidade da UFSM  e professores da rede pública de ensino
 Endereço: Sala 122 – Prédio do CTE

Cursos de Capacitação do NTE

A CTE promove ações pedagógicas formativas para familiarizar a comunidade com o ambiente virtual de ensino-aprendizagem (AVEA) Moodle e com sua aplicação pedagógica, promovendo a convergência entre as modalidades de ensino presencial e a distância, além de ações pedagógicas formativas de caráter permanente, de modo a contribuir para a consolidação de uma cultura de desenvolvimento profissional e de troca de saberes entre  a comunidade universitária. Além de ações de capacitação como minicursos, seminários e oficinas regulares, a Equipe de Capacitação disponibiliza Oficinas Personalizadas aos Centros de Ensino, sobre o uso pedagógico do Moodle para alunos e professores do ensino presencial. Para mais informações sobre as Capacitações, acesse aqui.