Ir para o conteúdo Orquestra Sinfônica de Santa Maria Ir para o menu Orquestra Sinfônica de Santa Maria Ir para a busca no site Orquestra Sinfônica de Santa Maria Ir para o rodapé Orquestra Sinfônica de Santa Maria
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Orquestra Sinfônica de Santa Maria apresenta: A Bela e a Fera in Concert



A Orquestra Sinfônica de Santa Maria vem se destacando ao longo dos anos por suas produções que integram a música à diferentes linguagens artísticas, como a dança, o teatro e as artes visuais. Em 2025, um novo desafio foi lançado: com recursos da Lei de Incentivo à Cultura de Santa Maria, a Orquestra realiza uma belíssima adaptação do musical “A Bela e a Fera”, reunindo grupos cênicos e vocais que darão vida aos personagens e às cenas dessa encantadora história, movimentando-se em um grande cenário ao som da orquestra.

Para transformar essa adaptação em um verdadeiro espetáculo de conto de fadas, foram reunidos dezenas de profissionais de diferentes áreas. Por meses, eles se dedicaram ao planejamento, ensaios e preparação de um elenco e orquestra com mais de 80 pessoas, que darão vida ao musical a ser apresentado em outubro.

Na versão livre de “A Bela e a Fera in Concert, com músicas de Alan Menken, letras de Howard Ashman e Tim Rice, e libreto de Linda Woolverton, tradução para o português de Cláudio Botelho, e adaptação do roteiro de João Ferreira Filho, o grande elenco de cantores, atores e bailarinos se transformam nos personagens da história. Por meio da música, do canto e da atuação, o clássico é contado em um cenário especialmente criado para o concerto, com figurinos cuidadosamente produzidos.

O elenco principal é composto por João Ferreira Filho, Fera; Juliana Pires, Bela; Sérgio Sisto, Gaston; e mais uma constelação de estrelas que interpretam personagens como Lefou, Maurice, e os icônicos personagens objetos Lumière (candelabro),  Dim-Dom (relógio), Sra. Potts (bule), Babette (espanador, Chip (xícara), entre outros. O coral Illumina, coral da UFN e o ballet Ivone Freire são colaboradores do espetáculo. Juliana Pires realiza a direção do coro, João Ferreira Filho a direção de elenco, Paulo Cóser a sonorização, Luciano Santos, figurinos e cenografia; Manoela Michelin a direção de coreografia, Vanessa Giovanella a direção cênica e iluminação. Bia Isaía assina a produção de palco, João Batista Sartor a regência e a direção geral,  e a produção cultural fica a cargo da Plano Comunicação e Eventos, representada por Maristela Tomazetti.

“A Bela e a Fera in Concert é financiado pela Lei de Incentivo à Cultura de Santa Maria, com incentivo cultural da Unimed Santa Maria, Grupo Felice, Simplimed e Eny Calçados, além do patrocínio da Clínica Dr. Cláudio Sityá, Projeto EndoAcolhe e da Santa Lúcia Distribuidora de Combustíveis.

Sobre o Musical

“A Bela e a Fera in Concert é uma adaptação baseada no clássico francês “La Belle et la Bête, originalmente escrito por Gabrielle-Suzanne Barbot, Dama de Villeneuve, em 1740, e adaptado posteriormente por Jeanne-Marie Le Prince de Beaumont, em 1756. Ao longo do tempo, a fábula passou por diversas transformações, sendo eternizada em versões animadas, live-action, musicais e montagens de teatro e dança.

A adaptação da Orquestra Sinfônica de Santa Maria segue a essência da narrativa tradicional:
 Bela é uma jovem inteligente e sonhadora que vive em uma pequena aldeia. Diferente das demais moças, ela valoriza o conhecimento e a sensibilidade. Seu pai, Maurice, é um inventor desastrado que perdeu toda a sua fortuna, mas nunca desistiu de seus sonhos. Bela é cortejada por Gaston, o vaidoso caçador local, admirado por todos, exceto por ela, que o considera grosseiro e sem cultura. Lefou, seu fiel e atrapalhado escudeiro, está sempre por perto.

Em uma de suas viagens, Maurice se perde na floresta e encontra abrigo em um castelo misterioso. Ao colher uma rosa para Bela, é capturado por uma criatura monstruosa – a Fera. Ao saber do ocorrido, Bela parte em uma jornada para salvar o pai, oferecendo-se para ficar no castelo em seu lugar.

O que Bela não sabe é que a Fera é, na verdade, um príncipe amaldiçoado por uma fada disfarçada de mendiga, que o puniu por sua arrogância. O castelo e seus criados – agora transformados em objetos mágicos como Lumière, Dim-dom, Sra. Potts, Chip  e Babette (espanador) – aguardam ansiosamente pelo fim do feitiço. Para quebrá-lo, a Fera precisa amar e ser amado antes que a última pétala de uma rosa encantada caia. Cada minuto conta. E o encontro entre Bela e a Fera pode ser a última esperança para que o feitiço seja desfeito.

Datas e Local

Dias: 9 de outubro (às 20h) e 10 de outubro (às 19h)
 Local: Centro de Convenções da UFSM
 Ingressos: R$ 60,00 (inteira) | R$ 30,00 (meia)
 Pontos de venda:

  • Online: antecipei.com.br
  • Físicos: Rótula Papelaria (Camobi) e Farmácia Cruz Vermelha (Centro)

Informações: (55) 99260-9669

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-599-666

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes