Ir para o conteúdo PET Ciência da Computação Ir para o menu PET Ciência da Computação Ir para a busca no site PET Ciência da Computação Ir para o rodapé PET Ciência da Computação
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Conecta Gestante – Jornada emocional

Sua jornada emocional: seus sentimentos são importantes!

sentimentos

A gravidez é um tempo de grandes transformações, que afetam seu corpo, sua vida em sociedade e, principalmente, seus sentimentos. Por conta de tantas mudanças, é totalmente normal que você se sinta muito mais sensível e precise de uma atenção maior neste período.

Nessa fase, é normal ter uma mistura de sentimentos: querer e não querer estar grávida ao mesmo tempo (um estado chamado de ambivalência). É comum sentir ansiedade e medos, como:

  • O medo de que seu corpo não volte ao que era antes, o que, no fundo, pode ser um receio de mudar e não conseguir recuperar a sua antiga identidade.
  • A preocupação de não conseguir ser uma boa mãe ou de não dar conta da nova rotina. O apoio e o afeto das pessoas ao seu redor são essenciais para que você se sinta mais segura e feliz.

É importante que você tenha um espaço seguro para falar sobre si e expressar seus sentimentos, sejam eles bons ou ruins.

  • Escuta atenta: O profissional de saúde deve oferecer uma escuta sem julgamentos, para entender suas preocupações e angústias. Essa escuta ajuda a transformar em palavras os sentimentos que parecem tão confusos.
  • Foco no parto: Muitas ansiedades envolvem o parto. Receber orientações simples e claras sobre o que esperar (como funcionam as contrações, o rompimento da bolsa, etc.) ajuda a aliviar seus medos e inseguranças. Ser preparada para o parto normal ou para a cesariana (se for necessária) diminui o medo da dor e a insegurança em relação às intervenções.

É importante saber que depressão e ansiedade são problemas de saúde que podem surgir ou piorar durante a gravidez e após o parto. Se você estiver passando por sofrimento emocional intenso, o pré-natal é um momento importante para buscar ajuda.

  • Busque ajuda: Se houver sofrimento ou se você for vítima de qualquer tipo de violência (física, sexual ou psicológica), a equipe de saúde pode oferecer apoio psicológico ou encaminhar você para um serviço especializado.

Seu bem-estar é o objetivo: O objetivo principal é que você se sinta segura, acolhida e apoiada para vivenciar uma experiência positiva na gravidez. A equipe está ali para isso!

gepes
ufsm
ccs
ppgenf
pet