Sua voz e suas escolhas: você é a líder da sua gravidez
A sua gravidez é um momento só seu. Você é a pessoa principal e a líder em toda essa jornada, exercendo o protagonismo. Ser protagonista significa ter o poder de refletir e tomar decisões informadas sobre o seu corpo e o seu bebê. O cuidado de saúde deve ser focado nas suas necessidades, garantindo sua participação ativa.
1. Conhecimento: sua maior ferramenta
Seu direito de escolha, chamado autonomia (o direito de se guiar), está ligado ao seu poder de decisão. Para exercer isso, você precisa ter as ferramentas certas: informação clara e confiança.
- O conhecimento liberta: O pré-natal é o momento certo para receber orientações e informações claras sobre os seus direitos. Assim, você pode fazer escolhas informadas sobre os benefícios e riscos das suas decisões.
- Empoderamento: Esse processo de ganhar força e confiança é essencial para você fazer valer seus direitos e diminuir os riscos de tratamentos desrespeitosos ou desnecessários.
2. Seus direitos devem ser respeitados
Como protagonista, você tem o direito de ser o centro do cuidado. Isso inclui:
- Ser incluída: Participar das tomadas de decisões sobre o seu cuidado e não ser apenas informada sobre elas.
- Ser respeitada: Ser atendida com dignidade e consideração em todos os momentos.
- Ser informada: Receber orientação clara sobre sua condição e sobre todos os procedimentos que serão realizados (e os porquês).
- Ter opções: Ter o direito de saber quais são as outras possibilidades de tratamento ou de parto.
3. O plano de parto e o autocuidado
O Plano de Parto é a sua ferramenta principal para garantir que suas escolhas sejam respeitadas.
- O Que É: É um documento onde você lista os desejos e cuidados que quer receber para si e para o bebê no momento do parto (posição, uso de medicação, presença do acompanhante, etc.).
- Se Algo Mudar: Se, por algum motivo, seu plano não puder ser seguido, você e seu acompanhante têm o direito de serem informados imediatamente sobre o porquê e quais as alternativas que serão oferecidas.
Seu protagonismo também envolve o Autocuidado (o cuidado que você tem consigo mesma). Conseguir expressar seus sentimentos e trocar experiências em grupos de gestantes contribui para o seu bem-estar e fortalece sua capacidade de tomar as melhores decisões sobre a sua saúde.