Ir para o conteúdo PET Ciência da Computação Ir para o menu PET Ciência da Computação Ir para a busca no site PET Ciência da Computação Ir para o rodapé PET Ciência da Computação
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Conecta Gestante – Vacinação na gravidez

Vacinação na gravidez: o escudo de proteção para você e seu bebê

vacina

As vacinas são a forma mais segura de evitar doenças. Durante a gravidez, elas têm uma missão dupla: proteger a sua saúde e também a saúde do bebê que está crescendo. O pré-natal é o momento perfeito para deixar sua caderneta de vacinação em dia.

Quando você toma as vacinas, seu corpo aprende a se defender. O mais incrível é que você passa essa defesa para o seu bebê através da placenta, principalmente no fim da gravidez.

Assim, seu bebê já nasce com uma proteção para os primeiros meses de vida. Isso é fundamental, porque o corpo do recém-nascido ainda é muito frágil e não sabe se defender sozinho.

A vacina da gripe é recomendada para todas as gestantes, em qualquer fase da gravidez.

  • Por que tomar? Grávidas têm um risco muito maior de complicações graves se pegarem gripe, o que pode exigir internação. A gripe na gestação também aumenta o risco de o bebê nascer antes da hora.
  • A proteção dupla: Você se protege e passa essa defesa para o bebê. Ele ficará mais seguro nos primeiros meses, quando ainda não pode tomar a vacina da gripe.

Esta vacina é fundamental e você deve tomá-la a partir da 20ª semana, em toda gravidez (mesmo que já tenha tomado em outra gestação).

  • Por que tomar? Ela protege contra a difteria, o tétano e, principalmente, contra a coqueluche.
  • A proteção do bebê: A coqueluche é uma doença respiratória muito grave e perigosa para bebês nos primeiros meses de vida, podendo ser fatal. A vacina na gravidez reduz em cerca de 90% o risco do seu bebê pegar coqueluche nesse período.

A equipe de saúde também vai conferir se você precisa atualizar outras vacinas essenciais. As principais são:

  • Hepatite B: Se você não foi vacinada antes (são 3 doses), é importante começar. Ela protege você e, o mais importante, impede que o bebê seja infectado na hora do parto.
  • COVID-19: As vacinas contra a COVID-19 são seguras e muito importantes para proteger você das formas graves da doença.
  • Vacina da Bronquiolite (VSR): Esta vacina é mais recente e foi incluída no SUS para gestantes (tomada entre a 28ª e 36ª semana). Ela protege contra o Vírus Sincicial Respiratório (VSR), o principal causador da bronquiolite e de pneumonias graves em bebês pequenos. Ao tomá-la, você transfere as defesas para seu bebê.

Não se preocupe em decorar tudo! Leve sua caderneta de vacinação em todas as consultas. A equipe de saúde é sua parceira e vai indicar exatamente o que você precisa e quando tomar.

gepes
ufsm
ccs
ppgenf
pet