Ir para o conteúdo PET Sistemas de Informação Ir para o menu PET Sistemas de Informação Ir para a busca no site PET Sistemas de Informação Ir para o rodapé PET Sistemas de Informação
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Disciplinas de computação pela UFSM



A universidade, em sua essência, é um ambiente interdisciplinar que se diferencia de outras instituições de ensino, entre outras coisas, pela amplitude de campos de estudo e a interação entre eles que acontece no ambiente universitário. 

Para os alunos de graduação, uma das vantagens é a possibilidade de enriquecer sua formação através de uma variedade de projetos e atividades, mas também é possível trazer a interdisciplinaridade para dentro da sala de aula: a Universidade Federal de Santa Maria oferta, espalhadas nos 131 cursos de graduação da instituição, diversas disciplinas relacionadas a computação e sua aplicação nas mais diversas áreas. 

Para a PET Redação de hoje, trago uma seleção de disciplinas encontradas no ementário da UFSM [1] que abordam a área da computação, sob diversas perspectivas. As disciplinas estão classificadas de acordo com o assunto abordado, e são ofertadas em mais de 20 cursos de graduação, sendo ótimas opções de extracurriculares para complementar os conhecimentos obtidos no curso.

A seleção de disciplinas foi feita utilizando como principais critérios: 1. ter uma relação direta com a área da computação e 2. não ser ofertada pelos cursos de computação (Ciência da Computação, Engenharia da Computação, Redes de Computadores, Sistemas de Informação e Sistemas para Internet). Apesar disso, recomendo para quaisquer interessados em ampliar o escopo de seus estudos que busquem nas estruturas curriculares dos cursos de graduação e entrem em contato com os departamentos responsáveis para tirar dúvidas. Espero que essa lista desperte o interesse dos leitores pelo contato com outras áreas de estudo e ajude a valorizar a interação entre os campos de conhecimento dentro e fora da sala de aula.

 

Arquivologia: disciplinas relacionadas à preservação e gestão de documentos e acervos.

  • ARQV0010 – Documentos Arquivísticos Digitais (Arquivologia): Compreender como os arquivos são representados digitalmente, estabelecer a relação entre a digitalização e os arquivos nato-digitais, analisar os metadados e os padrões arquivísticos para os arquivos digitais.
  • UFSM1013 – Inteligência Artificial, Arquivos e Educação (Arquivologia): Compreender o conceito de Inteligência Artificial (IA) e as suas repercussões éticas, culturais e sociais. Analisar como a Inteligência Artificial pode ser aplicada de forma ética e confiável no trabalho arquivístico, considerando as atribuições legais da profissão. Refletir sobre como a IA pode auxiliar o ensino da Arquivologia e colaborar na formação de professores e estudantes da área. 
  • ARQV0037 – Preservação Digital A (Arquivologia): Compreender o ciclo de vida dos arquivos permanentes digitais e seus sistemas de gerenciamento, enfatizando as questões de manutenção, autencidade, segurança e certificação. Salienta-se que esta disciplina terá 15 horas destinadas a realização de trabalhos de extensão.

 

Ciência de Dados:  disciplinas relacionadas à estatística e análise e manipulação de dados, aplicadas em diferentes áreas.

  • CAD1130 – Análise de Dados em Administração (Administração): Aplicar estatística, desenvolvendo o raciocínio racional na descrição e apresentação de informações relevantes contidas em um conjunto de dados bem como tratar dos conceitos e cálculos das probabilidades, suas distribuições, aplicações e inferências; 
  • CAD1127 – Análise de Dados em Finanças (Administração): Utilizar softwares (SPSS, Stata, Gretl, R), desenvolver e interpretar resultados de modelos de análise de dados em administração aplicados em dados cross section, séries temporais e em material bibliográfico.
  • DEE1090 – Análise de Dados em Ecologia (Ciências Biológicas): Entender os conceitos sobre delineamento amostral, análises de dados e aplicar o método estatístico (análises exploratórias e inferenciais) no contexto de pesquisas científicas nas áreas de biologia, zoologia e ecologia.
  • STC1073 – Métodos Estatísticos Computacionais (Ciências Econômicas): Ter conhecimentos e habilidades em tópicos de estatística computacional e computação científica. Os alunos aprovados nesta disciplina terão conhecimentos computacionais suficientes para realizar simulação de Monte Carlo e desenvolver pesquisas em estatística computacional.
  • FSC1104 – Análise de Dados Ambientais Com R (Física): O curso aborda a programação em R, leitura e escrita de dados, criação de gráficos informativos, acesso a pacotes do R, criação de funções, organização e documentação de códigos R. Durante o aprendizado serão utilizados dados ambientais para aplicação das ferramentas de análise de dados de diferentes áreas (climatologia, hidrologia, termodinâmica).
  • DPADP0009 – Modelagem de Banco de Dados Espacial (Estatística): Conhecer os conceitos, métodos e técnicas de estruturação, modelagem, implantação e aplicação de bancos de dados de natureza espacial.

 

Mídias Digitais: disciplinas relacionadas à interação com redes sociais.

  • CAD1166 – Marketing Digital (Administração): Situar o marketing digital no contexto do marketing direto. Compreender o papel do marketing digital como estratégia de captação, comunicação e relacionamento com os clientes. Analisar e decidir acerca do uso das ferramentas digitais como estratégias de marketing nos negócios. Compreender o papel da tecnologia para captação e manutenção de clientes. Proporcionar aos alunos a vivência dos conteúdos da disciplina por meio de 15 horas de prática extensionista.
  • COM3107 – Monitoramento de Mídias Sociais Digitais (Comunicação Social): Conhecer os princípios do gerenciamento e do monitoramento de redes sociais digitais. Identificar os diferentes níveis de interação em mídias sociais. Reconhecer os tipos de métricas e sua importância nas ações de comunicação digital. Planejar, executar e avaliar o monitoramento de mídias sociais digitais.
  • COM3035 – Produção Editorial Para Mídias Digitais (Comunicação Social): Capacitar para a compreensão das características e tendências em mídias digitais. Refletir sobre os processos de produção, circulação e consumo associados às mídias digitais. Refletir sobre as lógicas e possibilidades de produção das mídias digitais aplicadas à produção editorial e experimentar possibilidades de produção na área.

 

Computação e sociedade: disciplinas que abordam os impactos da computação dentro da sociedade, seus efeitos no dia a dia e na cultura como um todo.

  • CAD1126 – Negócios e Tecnologias Digitais (Administração): Compreender os negócios digitais e as novas tecnologias. Visualizar as influências da tecnologia na sociedade, nas organizações e nos indivíduos.
  • JUR1126 – Direito Digital e Cibersegurança (Direito): Proporcionar o conhecimento do sistema de fontes, direitos, liberdades fundamentais e os princípios básicos do direito digital e cibersegurança; conduzir a formação de profissionais que saibam integrar conceitos multidisciplinares, analisando, interpretando e resolvendo os problemas e conflitos jurídicos, políticos e sociais que surgem neste novo campo, com a integração dos diferentes ramos do direito sob o viés dos marcos jurídicos digitais.
  • ISP1028 – Novas Tecnologias e Cibercultura (Ciências Sociais):Analisar a configuração de um novo paradigma na contemporaneidade, marcado pela predominância das novas tecnologias de comunicação e informação. Com base nisto discutir os significados sociais, políticos e culturais da construção do novo espaço tecno-social, as mudanças e as problemáticas sócio-políticas a ele relacionadas.
  • COM1221 – Produção de Conteúdo e Sociabilidade em Jogos Eletrônicos (Comunicação Social): Compreender as novas formas de produção de conteúdo e de sociabilidade, gênero e sexualidades relacionadas aos jogos eletrônicos, animes e mangás.
  • COM3125 – Debates Contemporâneos em Comunicação e Tecnologia (Comunicação Social): Problematizar questões comunicacionais contemporâneas, instrumentalizando os estudantes com os fundamentos conceituais da informação e da tecnologia e suas implicações na sociabilidade e nas dinâmicas comunicacionais.

 

Computação e arte:  disciplinas que tratam da intersecção entre arte e computação, do uso dec ferramentas digitais para expressão artística.

  • ART1217 – Arte Digital (Artes Visuais): Proporcionar ao estudante uma introdução à Arte Digital a partir dos cruzamentos entre Arte, Ciência e Tecnologia. Apresentar propostas artísticas que contemplem a diversidade de investigações realizadas em Arte Digital. Desenvolver poéticas em Arte Digital, considerando sua produção e modos de apresentação. 
  • ART1250 – Arte Contemporânea, Ciência e Tecnologia (Artes Visuais): Reconhecer na história da arte contemporânea a produção em arte, ciência e tecnologia, a partir de meados do século XX no Brasil e exterior, através de uma abordagem teórica e crítica. Entender a transdisciplinaridade entre a arte, ciência e tecnologia digital no contexto da arte contemporânea, considerando em parte a história da arte, história da imagem e história das mídias. Perceber as alterações provocadas pela virtualidade e interatividade na produção e recepção das obras\projetos em arte, ciência e tecnologia, seus processos curatoriais, espaços expositivos, estratégias museais e arquivos. Participar do projeto de extensão.
  • DDI1068 – Computação Gráfica I (Desenho Industrial): Utilizar a computação gráfica como ferramenta para desenvolvimento da expressão gráfica, aplicando diferentes tipos de programas gráficos e seus usos específicos. 
  • MSC1629 – Panoramas de Desenvolvimento de Aplicativos de Áudio (Música): Uma introdução ao desenvolvimento de softwares de áudio, utilizando diferentes plataformas. 
  • MSC1626 – Projetos de Áudio e Midi Com Arduino (Música): Introduzir os alunos de Música e Tecnologia à prototipagem e desenvolvimento de projetos de áudio e MIDI, que compreendem hardware e software utilizando Arduino, eletrônica básica e programação. Instrumentalizar e incentivar o interesse dos alunos por essas temáticas para possíveis projetos de pesquisa no futuro.

 

Educação e pesquisa: disciplinas relacionadas à métodos de estudo e pesquisa ou ao uso de computação para apoiar o ensino.

  • ARQV0041 – Estratégias de Estudo na Cultura Digital (Arquivologia): Identificar as interferências da cultura digital nos estudos; Discernir as fases do estudo enquanto atividade intelectual; Compreender a importância do planejamento e organização nos estudos; Ampliar os conhecimentos sobre estratégias de leitura acadêmica; Ampliar os conhecimentos sobre estratégias de pesquisa acadêmica na Web; Desenvolver sínteses visuais por meio de mapas conceituais e mapas mentais.
  • COM1230 – Inteligência Artificial Aplicada à Pesquisa Científica (Comunicação Social): Analisar, de forma crítica, as mudanças que a inteligência artificial está promovendo no contexto das pesquisas científicas. 
  • LTE1239 – Games e Gamificação no Ensino de Línguas (Letras): Discutir aspectos teóricos e práticos sobre o uso de jogos digitais na educação, buscando evidenciar princípios de aprendizagem e recursos multimodais que podem favorecer a aprendizagem de línguas estrangeiras por meio de jogos digitais.

 

Engenharia: disciplinas variadas sobre a aplicação da computação em diferentes contextos para engenharia.

  • UFSM00061 – Controle Analógico e Digital (Engenharia Elétrica): Identificar necessidades de aplicações de sistemas de controle, definindo especificações, sensores, atuadores e tipos de controladores. Projetar, implementar e simular sistemas de controle no tempo contínuo e no tempo discreto através de ferramentas computacionais, levando em conta os limites da aplicação.
  • EAC1041 – Processamento Digital de Sinais I (Engenharia Acústica): Compreender os princípios envolvidos no processamento digital de sinais e aplicar tais conhecimentos na análise de sinais por meio de programação em computador. Entender os fundamentos matemáticos da análise de sinais, da conversão analógico/digital, da transformada discreta de Fourier e da análise de sinais complexos e aleatórios e da medição da resposta ao impulso em sistemas lineares e invariantes no tempo.
  • ELC1138 – Comunicação Via Satélite (Engenharia Aeroespacial): Fornecer ao estudante os elementos e fundamentos de sistemas de comunicações por satélite, visando obter competência para a compreensão, manipulação e realização de projetos e situações afins.
  • DPEE1057 – Sistemas Operacionais e Tempo Real (Engenharia Elétrica): Fornecer conceitos de algoritmos, linguagens de programação, sistemas operacionais, comunicação em sistemas distribuídos e sistemas tempo real, que são relevantes para o projeto de sistemas de automação.
  • DPEE1114 – Robótica Industrial (Engenharia de Controle e Automação): O aluno deve ser capaz de entender os princípios básicos de robótica, desenvolver análise de modelos de robôs industriais, dos sistemas de geração de trajetórias, bem como a programação de robôs manipuladores. Ainda, deve ser capaz desenvolver um projeto experimental em plataformas robóticas.
  • DPEE1113 – Sistemas de Tempo Real (Engenharia de Controle e Automação): O aluno deve ser capaz de identificar conceitos acerca dos princípios básicos de sistemas de tempo real em sistemas computacionais. Ainda, deve ter conhecimento para analisar, projetar e criar na prática aplicações básicas de sistemas computacionais que empreguem tempo real para a área de automação e controle.
  • DPS1135 – Simulação e Modelagem de Sistemas (Engenharia de Produção): Capacitar os discentes para modelar e simular sistemas produtivos discretos com apoio computacional para a tomada de decisão. Ao término da disciplina o discente deverá estar apto a compreender a inter-relação entre sistema real, modelagem conceitual e computacional; a utilizar conhecimentos de sistemas, estatísticos e de programação computacional; a documentar e apresentar modelos de simulação.

 

Outros

  • UFSM00772 – Desenvolvimento No-Code Para Aplicações Empresariais (Engenharia de Produção): Executar projeto interdisciplinar de forma colaborativa voltado para o desenvolvimento de uma aplicação no-code (sem código) que atenda alguma necessidade empresarial. Para alcançar o objetivo é utilizada uma plataforma de desenvolvimento sem-código (NCDP) que usa ferramentas de arrastar e soltar componentes pré-construídos, editor “o que você vê é o que você obtém” (WYSIWYG) e ambiente de ponta a ponta onde os usuários gerenciam desde o design até a manutenção da aplicação
  • CAD1103 – Sistemas de Informação (Administração): Visualizar globalmente e compreender a estrutura e a administração dos sistemas de informações. Otimizar o processo decisório nas empresas por meio dos sistemas de informações, bem como compreender o impacto das novas tecnologias da informação e comunicação (TICs) no ambiente organizacional.
  • MTM01013 – Métodos Numéricos e Computacionais (Matemática): Resolver numericamente problemas de Cálculo e Álgebra Linear, utilizando métodos numéricos e técnicas computacionais.

Autor(a): Isadora Fenner Spohr

[1] –  https://www.ufsm.br/ementario/disciplinas. Acesso em 26 de setembro de 2025.

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-791-3657

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes