Ir para o conteúdo Casa do Estudante Ir para o menu Casa do Estudante Ir para a busca no site Casa do Estudante Ir para o rodapé Casa do Estudante

Recepção aos Calouros do 1° Semestre de 2013*

Debate com moradores da União Universitária e do Bloco 34

Com a concepção de que o trabalho da Diretoria da Casa deve ir além do trabalho burocrático, no da 11 de abril, ocorreu na União Universitária um debate acerca do “Acesso e Permanência na Universidade”, onde foram apresentadas as principais contradições do REUNI, que nada mais é do que uma expansão da universidade sem levar em consideração a necessidade de expansão estrutural da mesma (recursos financeiros e humanos), o que leva a uma, precarização cada vez maior da universidade pública brasileira. Mais de 60 estudantes estiveram presentes no debate que teve a participação da estudante do curso de Ciências Sociais, da Universidade Federal de Sergipe (UFS), Allana Nascimento.

O debate teve o objetivo de esclarecer aos estudantes que estão chegando na universidade, sobre como funciona a instituição, bem como evidenciar as diferentes propostas de educação que existem. Nesse sentido os principais interessados foram estudantes que estão na União Universitária e no bloco 34.

Em relação à CEU II, evidenciou-se a necessidade de aumentar a estrutura física, construindo novos blocos na moradia, bem como facilitar o acesso. É necessário para isso colocar em prática o que propõe o Plano Nacional de Assistência Estudantil (PNAES), que afirma que o teto do Benefício Sócio-Econômico (BSE) deve estar em 1 salário mínimo e meio por pessoa da família, o que fica bem acima dos atuais R$ 750,00 reais que adota a UFSM, restringindo e muito o acesso à moradia estudantil.

Além desse debate, na sexta-feira foi promovida a mateada de recepção aos calouros, no hall da União Universitária, local que ficou repleto de pessoas que estavam tomando seu chimarrão e dançando as músicas que os (as) moradores (as) trouxeram.

Estudantes reunidos na mateada da semana da calourada

A Diretoria da Casa afirma que mais atividades desta natureza devem ser realizadas na CEU II, pois é de extrema importância o envolvimento político das pessoas que moram nela. Isso é importante para que se consiga ampliar a área construída da Casa, bem como aumentar o acesso à mesma. Só temos a CEU II, em tal estruturação (em torno de 1.300 moradores), devido às mobilizações que ocorrem na UFSM desde 1968, ano em que os estudantes garantiram para si o bloco 11, que a princípio seria designado para professores e funcionários.

Nestas atividades da semana da calourada, foi salientado que a Diretoria deve estar ao lado dos estudantes e esses ao lado da Diretoria para que se possa mobilizar muitas pessoas em prol de novas conquistas para a Casa, como por exemplo a Internet, que até o momento praticamente inexiste na CEU II.

*Por Evandro Both