Ir para o conteúdo Casa do Estudante Ir para o menu Casa do Estudante Ir para a busca no site Casa do Estudante Ir para o rodapé Casa do Estudante

Boate da União 2013

Depois de aguardarem um semestre inteiro, devido à reforma na União, os moradores da CEU II, estudantes da UFSM e o público em geral puderam se divertir na tradicional Boate da União.

A boate sempre foi realizada no saguão da União Universitária, mas nesse semestre houve uma mudança: a festa aconteceu na parte de baixo, no hall do prédio. Mesmo com a reforma da União, a estrutura não está dentro das normas de segurança exigidas pelo Corpo de Bombeiros.

O fato de a boate ocorrer no hall da União não trouxe nenhum prejuízo para a realização do evento, que mesmo com a chuva, contou a participação de muitas pessoas.

O fechamento de muitas boates na cidade faz com que os jovens não tenham mais espaços de lazer. Por isso, é necessário fazer cada vez mais eventos como esse a céu aberto, o que dá mais segurança para os frequentadores e diminui os custos para a organização.

Todos puderam prestigiar a três bandas (Reptilia, Inseto Social e SOH – Sons Of Hemp) e ainda um pouco de música da CM Sonorizações. A segurança do evento foi feita pela própria organização, que teve que correr muito para “conseguir” fazer a boate acontecer. Mesmo sem um documento que liberasse o espaço, decidimos fazer a boate da União.

Cabe destacar que há, na CEU II, uma demanda reprimida para a realização de festas. Os estudantes se reúnem nos seus apartamentos e frequentemente a vigilância é acionada (e por vezes até a PM, sendo que um estudante foi detido por se recusar a assinar um BO da PM).

Em vista disso, denunciamos que ao invés de a Administração da UFSM se preocupar em liberar esses espaços abertos (mais seguros) para a realização de festas, ela tende a burocratizar, limitando a liberação desses espaços, não se comprometendo com o acesso ao lazer dos moradores desta casa.

Estamos organizando a próxima Boate da União para a primeira metade de setembro, no encerramento da Semana da Calourada da CEU II, provavelmente na 2ª sexta-feira do mês.

Nos resta agradecer a todas as pessoas que participaram da boate, por ela ter sido tão animada e sem imprevistos. Com esse evento podemos começar a mostrar para a Administração da UFSM que somos capazes de fazer atividades festivas (incluindo a venda de bebidas alcoólicas) sem danificar o Patrimônio Público da UFSM. Colocando um questionamento em relação, inclusive, à necessidade de proibição de consumo de bebida alcoólica no Campus da UFSM, encontrado hoje, na Resolução 001/08.

Ao final da festa, a Comissão de Organização da Boate limpou o local da atividade, e os banheiros do RU, não deixando nenhuma lacuna aberta para críticas de qualquer procedência. Às 7 horas da manhã de sábado, quando o RU abriu para o café da manhã, o chão do hall já estava limpo. Por isso todos estão de parabéns por essa boate, que com certeza, entrará para a história da CEU II. Esta foi a primeira boate de nossa gestão de muitas que virão pela frente.