A Diretoria da Casa do Estudante Universitário II – CEU II – UFSM, vem através desta carta declarar total apoio a todos os estudantes que estão mobilizados em frente ao prédio que deveria ser a Casa Estudantil da UFMA, no Campus do Bacanga, em São Luís, cujo objetivo fora desviado pela reitoria. Reconhecemos a importância da mobilização, esta ocupação tem por objetivo pautas como a moradia estudantil, Restaurante Universitário, entre outras. Entendemos que esse debate deve estar presente em todas as Universidade
Os estudantes e moradores da CEU II – UFSM também presenciaram no processo de ocupação da reitoria, ocorrida em setembro de 2011, o descaso das Universidades com a Assistência Estudantil.
A conquista da moradia estudantil da UFSM também se constituiu pelas ocupações de vários estudantes, o que marcou um dos movimentos importantes da organização estudantil dentro da Universidade, completando neste ano 45 anos de ocupação do qual atende atualmente mais de 1000 moradores.
Compreendemos e nos solidarizamos com a situação dos estudantes que ocupam a casa prometida da UFMA, a qual está atrelada à política do REUNI, onde amplia o acesso da universidade sem garantir políticas de assistência e condições de permanência no ensino superior. Essa prática compromete a qualidade da formação dos estudantes que ingressam no ensino superior. Vive-se uma situação parecida em todas as Universidades brasileiras.
Assim apoiamos todos os estudantes, que lutam, neste momento de ocupação, com fome, frio e condições insalubres pelo direito de ingressar e permanecer na Universidade!!
Assistência Estudantil para todos!!
Rumo à Universalização do Acesso à Universidade!!
Diretoria da Casa do Estudante II – CEU II – UFSM
Gestão Olha pra CEU