Ir para o conteúdo Casa do Estudante Ir para o menu Casa do Estudante Ir para a busca no site Casa do Estudante Ir para o rodapé Casa do Estudante

XXXVIII Encontro Nacional das Casas de Estudantes – ENCE

Mais uma vez a CEU II se fez presente no Encontro Nacional das Casas de Estudantes – ENCE que aconteceu nos dias 27 de julho à 01 de agosto na Universidade Federal de Goiás – UFG. O tema do evento era: Integrar, Lutar, Resistir: da necessidade de mudar frente a cultura de aceitar. A Diretoria CEU II juntamente com a Diretoria CEU I organizou o deslocamento de 40 moradores das CEUs para o evento.

Durante o encontro inúmeros debates foram realizados, dos quais estavam concentrados sobre o Plano Nacional de Assistência Estudantil – PNAES e as precárias condições estruturais de outras casas de estudantes no Brasil como também a reformulação do Estatuto do ENCE. Percebeu-se diante desse evento o descaso sobre a Assistência Estudantil nas Universidades Federais e Estudais em todo o Brasil.

A Diretoria CEU II, se fez presente em todos os espaços de discussões levando a realidade da Casa do Estudante e fazendo um debate político sobre a ampliação e a qualidade das casas.

Entendemos que o ENCE é um espaço de trocas entre todas as Universidades, levando suas bandeiras de lutas como as principais necessidades da moradia, porém ressaltamos a necessidade de organização aprofundamento dos debates e do próprio movimento como um todo.

A Diretoria agradece a forte participação de todos os moradores da CEU II que estiveram no Encontro debatendo e construindo cada vez mais os espaços das casas.

Merece destaque o positivo estreitamento dos laços e do trabalho conjunto entre a CEU I e CEU II, tanto entre moradores como entre suas direções.

A Diretoria CEU II também está lutando para que o Encontro Regional de Casas de Estudantes ERECE Sul/Sudeste aconteça em Santa Maria.