Ir para o conteúdo PRAE Ir para o menu PRAE Ir para a busca no site PRAE Ir para o rodapé PRAE
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Dúvidas Frequentes

O BSE é um direito do aluno da UFSM regularmente matriculado em cursos presenciais, que se encontra em situação de vulnerabilidade social. Abrange os seguintes benefícios: Moradia estudantil, bolsa alimentação (desconto no restaurante universitário), bolsa transporte, auxílio para materiais pedagógicos e atendimento odontológico.

Para solicitar o BSE, o aluno deve seguir as orientações publicadas em Edital no início de cada semestre letivo. 

Conforme Resolução 035/2015, o para manter BSE Ativo, o estudante deve:
– obter aprovação em, no mínimo, 50% das disciplinas cursadas no semestre letivo;
– matricular-se em disciplinas que perfaçam uma carga horária mínima de duzentos e quarenta
horas, exceto quando não for ofertada pelo curso.
O estudante que não cumprir com essas condições durante um semestre letivo, terá o
BSE Suspenso. A Reativação do BSE ocorrerá no semestre subsequente, mediante o reestabelecimento das referidas condições.
O estudante que não cumprir com qualquer uma das condições estabelecidas durante  dois semestres letivos consecutivos, terá o BSE Inativo e será desligado do Programa BSE. 

 Dúvidas referentes ao edital do BSE e ao formulário de cada semestre devem ser esclarecidas diretamente com o Setor BSE da PRAE, através do telefone 3220 8778 ou pessoalmente.

Atualmente, o ingresso na moradia estudantil está condicionado a um processo seletivo feito via edital.

Os estudantes aprovados no processo seletivo para a casa do estudante são convocados em lista de chamada, de maneira escalonada, e, após isso, recepcionados no alojamento provisório antes do encaminhamento para os apartamentos.

Os/as estudantes convocados (as) na lista de chamada que possuírem BSE ativo, serão recepcionados no alojamento provisório e deverão ocupar a vaga no apartamento dentro do prazo de dez dias úteis, a contar da data de publicação da lista de chamada.

os/as estudantes convocados(as) na lista de chamada que possuírem BSE solicitado serão recepcionados no alojamento provisório e deverão permanecer nesse espaço até o deferimento do BSE. Após o deferimento do BSE, o prazo de ocupação da vaga em apartamento será de dez dias úteis.

Podem participar dos Processos seletivos para a casa do estudante, aqueles que possuem matrícula regular e ativa em curso presencial de graduação, médio/técnico ou tecnológico, Benefício Socioeconômico (BSE) ativo ou solicitado e que não possuem grupo familiar residente em Santa Maria nem com imóveis na cidade.

Os alojamentos provisórios encontram-se nas casas do estudante CEU I (localizada no Centro de Santa Maria) e CEU II (Localizada no Campus Sede – União Universitária), e destinam-se à recepção dos estudantes aprovados nos processos seletivos para casa do estudante e à acomodação dos estudantes que, classificados em lista de chamada, possuírem BSE solicitado e ainda não ativo.

Sim, nos alojamento provisórios são disponibilizadas apenas as camas, portanto é necessário trazer colchão, roupa de cama e demais itens de necessidade pessoal.

Sim, os banheiros possuem tanques para lavar as roupas.

A UFSM possui um bloco designado para moradia dos estudantes menores de idade. Estes devem seguir os mesmos pré requisitos que os demais estudantes, designados em edital de processo seletivo para a casa do estudante.

Como possuímos poucas vagas na moradia estudantil de pós-graduação, conforme a resolução 23/2014 , em até 30 dias após o inicio do semestre, é lançado edital para seleção de estudantes para ocupação de vagas disponíveis.

Você pode entrar em contato conosco através dos telefones 3220 8311 e 3220 8825, assim como pelo email moradia.estudantil.prae@ufsm.br.

A transferência do BSE, entre cursos do mesmo nível de ensino, é prevista pela Resolução 035/2015.
Para solicitar a transferência, você precisa encaminhar um e-mail para satie.prae@ufsm.br com as seguintes informações: nome completo, matrícula e curso antigos, bem como nome do novo curso e a nova matrícula. no caso de você ter trocado para um curso de outro nível de ensino, é necessário participar de um novo Processo Seletivo para BSE, via edital lançado pela PRAE semestralmente.

A Resolução 035/2015 dispõe que, nesses casos, a reativação do BSE ocorrerá mediante o restabelecimento da matrícula.
Para solicitar a reativação, você precisa encaminhar um e-mail para satie.prae@ufsm.br com as seguintes informações: 
Nome completo, matrícula e curso, além de anexar o comprovante de matrícula do semestre atual.

A carga horária mínima de 240 horas não é exigida nos casos de indisponibilidade de oferta de disciplinas pelo curso (conforme previsto na Resolução 035/2015).
Para justificar essa situação acadêmica, você precisa encaminhar um e-mail para satie.prae@ufsm.br com as seguintes informações: nome completo, matrícula e curso, além de anexar atestado emitido pela Coordenação do Curso, conforme modelo disponível em:
https://www.ufsm.br/pro-reitorias/prae/wpcontent/uploads/sites/347/2018/03/modelo_atestado_CH_baixa.pdf

Nesta situação acadêmica é necessário encaminhar um e-mail para satie.prae@ufsm.br com as seguintes informações: nome completo, matrícula e curso, informando que você realizou reopção de curso

O agendamento é realizado via Whatsapp (55991016178), SOMENTE às sextas-feiras a partir das 10h, enquanto houver vagas. MENSAGENS ENVIADAS FORA DO HORÁRIO DE AGENDAMENTO, SERÃO DESCONSIDERADAS.

A Atenção odontológica da PRAE é  destinada aos estudantes da UFSM com BSE ativo. Os atendimentos visam promover saúde bucal, sanando as demandas que podem dificultar a permanência do estudante na universidade (tratamento das doenças cárie e periodontal).