Ir para o conteúdo CAED Ir para o menu CAED Ir para a busca no site CAED Ir para o rodapé CAED
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Dia do(a) Tradutor(a) Intérprete da Língua de Sinais



No dia 30 de setembro comemora-se o Dia do(a) Tradutor(a), data alusiva a São Jerônimo, que traduziu a Bíblia do Grego Antigo e do Hebraico para o Latim, demorando 15 anos para concluí-la.

A data é celebrada do mesmo modo pelo(a)s tradutore(a)s intérpretes de Língua de Sinais que, para além da tradução e interpretação, promovem o acesso à informação para as pessoas surdas.

A Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)/Coordenadoria de Ações Educacionais (CAEd) parabeniza seus profissionais que atuam em diferentes níveis e contextos da instituição, viabilizando a acessibilidade da comunidade surda (professore(a)s e acadêmico(a)s), que acessa as informações e os conhecimentos em sua primeira língua.

Descrição da imagem: fotografia horizontal e colorida de doze mulheres e um homem, em um ambiente interno.

As pessoas têm entre 25 a 40 anos, estão de frente e divididos em duas fileiras. A maioria tem pele branca, usa óculos de grau e está enquadrada dos joelhos para cima. Quase todos vestem roupas escuras e sorriem.

Na fileira de trás, há oito pessoas em pé, sendo a segunda pessoa o homem. Exceto ele, todas as pessoas desta fileira usam óculos. A terceira mulher usa camisa jeans clara.

Na fileira da frente, há cinco mulheres levemente agachadas. Todas estão com as mãos nas pernas e apenas a quinta mulher usa óculos.

A foto possui fundo branco, estando visíveis, na parte esquerda da imagem, as partes superiores de dois mastros com duas bandeiras.

Descrição da imagem: fotografia horizontal e colorida de quatorze pessoas em um ambiente interno.

As pessoas estão de frente, têm cerca de trinta e cinco anos, a maioria tem pele branca, cabelos escuros e sorriem. Alguns usam óculos de grau e roupas escuras.

Na primeira fileira, quatro mulheres estão agachadas com as mãos sobre as pernas. A primeira e a última usam óculos. Na segunda fileira, estão as outras dez pessoas, sendo a quarta pessoa um homem. A terceira, sexta, sétima, oitava e décima pessoas usam óculos.

A foto tem fundo branco com a lateral direita verde claro. O assoalho é forrado com carpete.

Descrição da imagem: fotografia horizontal e colorida de treze pessoas em um ambiente interno.

As pessoas, sendo doze mulheres e um homem, têm cerca de 35 anos. A maioria tem pele branca, usa óculos e sorri. Alguns usam roupas em tons escuros.

Na primeira fileira, há quatro mulheres agachadas e duas delas fazem sinais com as mãos. Na segunda fileira, há nove pessoas, sendo oito mulheres e um home. Uma das mulheres faz sinal com uma das mãos. A foto tem fundo branco e o assoalho tem chão na cor creme.

 

 

 

 

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-391-2466

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes