A Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)/Coordenadoria de Ações Educacionais (CAEd) divulga, em anexo, manual desenvolvido a partir da dissertação de mestrado de Amanda Petry Radünz, sob orientação da professora Patrícia Marcuzzo, cuja temática abordou o modo como são estruturadas as questões de Língua Inglesa no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).
O estudo foi desenvolvido no Programa de Pós-graduação em Letras (PPGL) da UFSM. Os resultados da dissertação foram, então, resumidos e adaptados, para que possam servir de auxílio para estudantes que prestarão o ENEM. O guia é organizado no formato de pergunta-e-resposta, com seis tópicos que orientam o estudo para o referido exame. Além disso, também são apresentadas seis questões-modelo para exemplificação.
O manual está disponível em https://www.ufsm.br/app/uploads/sites/601/2020/06/Guia-Enem-%C3%BAltima-vers%C3%A3o-1.pdf . Há também uma notícia sobre o mesmo publicada no site da revista ARCO, disponível em https://www.ufsm.br/midias/arco/um-guia-para-mandar-bem-nas-questoes-de-lingua-inglesa-do-enem/.