DESEMPENHO ACADÊMICO E APOIO PEDAGÓGICO PARA ESTUDANTES SURDOS DA UFSM USUÁRIOS DE LIBRAS
046317
Pesquisa
Com significativo impacto nos diferentes campos do saber, as políticas de inclusão social e a democratização do acesso ao Ensino Superior implementadas pelo Governo Federal promovem mudanças. Na Universidade Federal de Santa Maria-RS foi implementado, a partir do ano de 2008, o vestibular em Libras para candidatos surdos, amparados pela Resolução 011/07, colaborando para um aumento significativo do número de estudantes surdos nos diversos cursos de graduação da UFSM. Entretanto, o acesso favorecido não é garantia das condições de permanência e conclusão, diante do que se necessita implantar estratégias para que esses estudantes possam permanecer no espaço acadêmico, alcançando o melhor nível de produtividade e desempenho nos seus objetivos de formação profissional. O objetivo deste projeto é discutir os desafios da aprendizagem dos estudantes surdos inseridos na educação superior da UFSM, bem como desenvolver estratégias de apoio e acompanhamento pedagógico. Quanto aos aspectos metodológicos utilizados, será feito uma pesquisa de abordagem quantitativa e qualitativa de dados, considerando o histórico escolar e a integralização usando a ferramenta intranet da Instituição, Sistema de Informações Educacionais (SIE) que possibilita a materialização do levantamento do rendimento acadêmico. Os resultados obtidos serão tabulados graficamente para análise, permitindo conhecer o desempenho individual dos estudantes, para posteriormente entrevistá-los individualmente e a partir de suas demandas, o CAED desenvolver estratégias de apoio pedagógico e acompanhamento para estes estudantes.
Discutir os desafios da aprendizagem para estudantes surdos na Educação Superior da UFSM. Desenvolver estratégias de acompanhamento pedagógico para estudantes surdos na Educação Superior da UFSM.
atividade realizada
Melhorar o rendimento acadêmico de estudantes surdos. Favorecer a qualidade nos processos de ensino e aprendizagem.
Não
045401 – REDES DE APRENDIZAGEM
Desempenho Acadêmico
Surdos no Ensino Superior
Atendimento especializado.