Ir para o conteúdo CAED Ir para o menu CAED Ir para a busca no site CAED Ir para o rodapé CAED
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Cicloficinas – Dicas de Matemática: Vetores e Funções Inversas



Que tal tirar um tempinho para retomar alguns conceitos? A equipe do Projeto Cicloficinas da Subdivisão de Apoio à Aprendizagem preparou duas dicas de matemática para hoje. Confira!

 

Descrição da imagem: Imagem retangular na horizontal com fundo na cor cinza escuro. Na parte superior há um retângulo na cor cinza claro onde tem escrito em letras na cor azul o título “Dicas das Cicloficinas”. Abaixo e no lado esquerdo, em letras na cor verde “Matemática” e do lado em letras pequenas e na cor azul “Tem dúvidas? Envia pra nós! cicloficinascaed@gmail.com”. No centro da imagem há um círculo na cor branca e dentro dele, em letras na cor preta há a seguinte dica: “Uma forma rápida de descobrirmos se dados vetores são L.D é coloca-los como vetores linhas em uma matriz. Assim, escalonando a mesma, a quantidade de linhas nulas, é a quantidade de vetores linearmente dependentes.” Na lateral esquerda da imagem, em letras na cor branca há “UFSM – CED – Apoio à aprendizagem”.
Descrição da imagem: Imagem retangular na horizontal com fundo na cor cinza escuro. Na parte superior há um retângulo na cor cinza claro onde tem escrito em letras na cor azul o título “Dicas das Cicloficinas”. Abaixo e no lado esquerdo, em letras na cor verde “Matemática” e do lado em letras pequenas e na cor azul “Tem dúvidas? Envia pra nós! cicloficinascaed@gmail.com”. No centro da imagem há um círculo na cor branca e dentro dele, em letras na cor preta há a seguinte dica:”Você sabe o que é uma função inversa? Considere a função f:AB de modo que para cada y e B estiver associado um único elemento x e A tal que y=f(x). Seja g:BA a inversa de f, tal que g(y)=x. A inversa de f, denotada geralmente por g=f-¹, desfaz a operação executada pela f, assim:x=g(y)y=f(x).Se f é a função inversível, com domínio A e contradomínio B, e se g é a sua inversa, então: g(f(x))=xxA e f(g(y))=yyB. EX: a função f:RR dada por y=f(x)=x+3 é inversível,  pois a cada y R, está associado o único elemento x=y -3 R tal que f(x)=f(y-3)=y. Além disso, f é bijetora, condição essencial para que uma função tenha inversa.” Na lateral esquerda da imagem, em letras na cor branca há “UFSM – CED – Apoio à aprendizagem”.
Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-391-4656

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes