Ir para o conteúdo CAED Ir para o menu CAED Ir para a busca no site CAED Ir para o rodapé CAED
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Falar em público ou apresentar trabalho: como estar preparado?



O final do semestre está chegando e você ainda tem dificuldades nas apresentações de trabalhos? Pensando nisso, a Subdivisão de Apoio à Aprendizagem (CAEd-PROGRAD) destacou alguns pontos que podem auxiliar a sua performance na hora de falar em público. Confira!

 

Legenda: Como está sua performance na hora de falar em público ou apresentar um trabalho? Uma coisa é certa, sempre teremos aquele “friozinho no estômago” na hora de falar em público ou apresentar um trabalho no seminário, seja presencial ou virtual, não é mesmo? O que não pode acontecer é esse momento ser maior do que você. Ou seja, você deve dominar o friozinho, e não o friozinho dominar você.
Legenda: Algumas dicas podem ajudar… A melhor maneira de conseguir bons resultados nas apresentações e falas passa sempre pela prática, pelo exercício.
Seja sozinho, gravando para se ouvir, apresentando para um colega ou amigo, o importante é praticar. Assim, você poderá
perceber-se enquanto apresentador, observar o tempo de fala e corrigir detalhes na apresentação. IMPORTANTE: Tome essa prática como rotina e não deixe somente para as vésperas das atividades.
Legenda: Outra prática legal é assistir com atenção a vídeos (You Tube…) de pessoas falando em público.
Legenda: Dica – Ao assistir à apresentação/fala dos outros, observe o que gosta e o que não gosta, assim você pode avaliar e se autoavaliar quando necessário.
Legenda: Observando os outros, praticando e se autoavaliando, você perceberá como melhorar. Assim, você “se ouve”, conhece, corrige e descobre aos poucos sua melhor forma de falar ou de ler em voz alta.
Legenda: Então… Respire fundo… uma, duas, três vezes e pratique!
Legenda: Legenda: Material CAEd. Imagens extraídas da internet – conteúdo livre. cfvila.com.br divino.com.br gramaticaonline.com.br leiturinha.com.br. Por: Professora Ângela B. N. Picada
Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-391-5142

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes