Ir para o conteúdo CAED Ir para o menu CAED Ir para a busca no site CAED Ir para o rodapé CAED

Cicloficinas – Dicas de Física: Resolvendo circuitos elétricos com as leis de Kirchhoff

A equipe do Projeto Cicloficinas da Subdivisão de Apoio à Aprendizagem da CAEd-PROGRAD destaca algumas dicas especiais de Física para a resolução de circuitos. Confira!

Descrição da imagem: Imagem horizontal e colorida em formato quadrado. Possui fundo na cor cinza. Na parte superior, retângulo na cor cinza com o texto: “Dica das Cicloficinas”, na cor azul. Abaixo, centralizado à esquerda, o texto: “Física”, na cor verde. Ao lado, dentro de um círculo branco vazado para a parte direita da imagem, em fonte menor, o texto: Tem dúvidas? Envia pra nós! cicloficinascaed@gmail.com”, na cor azul. Abaixo, centralizado, o texto: “Resolvendo circuitos elétricos com as leis de Kirchhoff!”, na cor azul. Abaixo, o texto: “Siga o passo a passo a seguir”, na cor cinza. Na parte inferior esquerda e na vertical, o texto: “UFSM – CAED – APOIO À APRENDIZAGEM, na cor branca. Ao lado, ilustração de uma mulher sentada em frente a uma mesa. Apoia o braço direito sobre a mesa e mexe no computador. Na parte inferior direita, ilustração de uma mão com o polegar e o dedo indicador ao lado de uma seta para à esquerda.
Descrição da imagem: Centralizado, o texto: “Lembre-se de que as Leis de Kirchhoff são uma ferramenta poderosa para a resolução de circuitos! Elas podem simplificar muito o processo.” Abaixo, o texto: “Lei dos nós (em negrito): um nó não acumula carga, ou seja, a soma das correntes elétricas que entram em um nó é igual a soma das correntes que saem em um nó”. Abaixo, o texto: “Lei das malhas (em negrito): a soma das diferenças de potência em um circuito fechado é nula”. Os textos estão centralizados e na cor cinza. Na parte inferior direita, ilustração de uma mão com o polegar e o dedo indicador ao lado de uma seta para à esquerda.
Descrição da imagem: Em caixa alta e negrito, o texto: “Passo 1:”, na cor azul. Abaixo, o texto: “Identifique qual ou quais grandezas você quer determinar, elas serão suas”. Abaixo, o texto: “incógnitas. Pode ser o valor de alguma resistência, corrente elétrica ou diferença de potencial”. Os textos estão centralizados e na cor cinza. Abaixo, desenho de três pontos de interrogação, na cor preta. Na parte inferior direita, ilustração de uma mão com o polegar e o dedo indicador ao lado de uma seta para à esquerda.
Descrição da imagem: Em caixa alta e negrito, o texto: “Passo 2:”, na cor azul.  Abaixo, o texto: “Escolha um sentido para percorrer a malha, pode ser o horário ou o anti-horário. Se no final você encontrar um valor negativo para a sua incógnita, é porque o sentido real da corrente é o contrário do escolhido.” Os textos estão centralizados e na cor cinza. Abaixo, desenho de duas setas em formato circular, uma para a direita e a outra para a esquerda, na cor preta. Na parte inferior direita, ilustração de uma mão com o polegar e o dedo indicador ao lado de uma seta para à esquerda.
Descrição da imagem: Em caixa alta e negrito, o texto: “Passo 3:”, na cor azul. Abaixo, o texto: “Identifique o tipo de malha. Se ela for única, não é necessário aplicar a Lei dos nós, visto que só há uma corrente. O texto está centralizado e na cor cinza. abaixo, dois retângulos com elementos representativos. Na parte inferior direita, ilustração de uma mão com o polegar e o dedo indicador ao lado de uma seta para à esquerda.
Descrição da imagem: Em caixa alta e negrito, o texto: “Passo 4:”, na cor azul. Abaixo, centralizado, o texto: “Use as Leis de Kirchhoff de forma organizada, identificando e enumerando as suas incógnitas. O número de incógnitas deve ser igual ou maior ao número de equações obtidas por meio da aplicação das leis”, na cor azul. Abaixo, a letra X dentro de uma raiz, na cor preta. Na parte inferior direita, ilustração de uma mão com o polegar e o dedo indicador ao lado de uma seta para à esquerda.
Descrição da imagem: Em caixa alta e negrito, o texto: “Passo 5:”, na cor azul. Abaixo, centralizado, o texto: “Resolva o seu sistema de equações, alguns métodos são o de substituição e de adição. Se tiver algum receio, recomendamos os vídeos abaixo:”, na cor cinza. Abaixo, print de um vídeo no canal do Youtube do PET Física. Na parte inferior direita, ilustração de uma mão com o polegar e o dedo indicador ao lado de uma seta para à esquerda.
Descrição da imagem: Em caixa alta e negrito, o texto: “Inscreva-se!”, na cor azul. Abaixo, centralizado, o texto: “Para saber mais sobre resolução de circuitos e para resolução de exemplos, inscreva-se nas nossas oficinas por meio do link em nossa bio”. Na parte inferior direita, ilustração de uma mão com o polegar e o dedo indicador ao lado de uma seta para à esquerda.