Ir para o conteúdo CAED Ir para o menu CAED Ir para a busca no site CAED Ir para o rodapé CAED
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Cicloficinas – Dicas de Química: Regra do Octeto e Fenil x Benzil



E para esta quarta-feira, separamos duas dicas de Química que a equipe do Projeto Cicloficinas da Subdivisão de Apoio à Aprendizagem da CAEd-PROGRAD preparou. Confira!

Descrição da imagem: Imagem quadrada, o fundo é na cor cinza escuro. Na parte superior há um retângulo na cor cinza claro onde tem escrito em letras na cor azul o título “Dica das Cicloficinas”. Abaixo e no lado esquerdo, em letras na cor verde “Química” e do lado direito em letras pequenas e na cor azul “Tem dúvidas? Envia pra nós! cicloficinascaed@gmail.com”. No centro da imagem há um círculo na cor branca e dentro dele, em letras na cor azul há o seguinte título: “Regra do Octeto”, seguido de “Todo átomo deve ter 8 elétrons na camada de valência para ser estável” sendo a palavra “estável” na cor verde, em destaque. Abaixo, encontra-se um quadro intitulado “Gases Nobres – distribuição eletrônica em ordem geométrica” constituído por: 
₂He – 1s²
₁₀Ne – 1s² / 2s² 2p⁶ 
₁₈Ar – 1s² / 2s² 2p⁶ / 3s² 3p⁶ 
₃₆Kr – 1s² / 2s² 2p⁶ / 3s² 3p⁶ 3d¹⁰ / 4s² 4p⁶ 
₅₄Xe – 1s² / 2s² 2p⁶ / 3s² 3p⁶ 3d¹⁰ / 4s² 4p⁶ 4d¹⁰ 4f¹⁴ / 5s² 5p⁶ 
₈₆Rn – 1s² / 2s² 2p⁶ / 3s² 3p⁶ 3d¹⁰ / 4s² 4p⁶ 4d¹⁰ 4f¹⁴ / 5s² 5p⁶ 5d¹⁰ / 6s² 6p⁶
Abaixo, centralizado e escrito na cor azul “He se estabiliza com 2 elétrons pois tem apenas a primeira camada”. Na lateral inferior esquerda da imagem, na vertical, em letras na cor branca há “UFSM – CAED – Apoio à aprendizagem”.
Descrição da imagem: Imagem quadrada, o fundo é na cor cinza escuro. Na parte superior há um retângulo na cor cinza claro onde tem escrito em letras na cor azul o título “Dica das Cicloficinas”. Abaixo e no lado esquerdo, em letras na cor verde “Química” e do lado direito em letras pequenas e na cor azul “Tem dúvidas? Envia pra nós! cicloficinascaed@gmail.com”. No centro da imagem há um círculo na cor branca e dentro dele, em letras na cor azul há o seguinte título: “Fenil x Benzil”. Abaixo, está escrito “Fenil é o nome que o benzeno recebe quando é uma ramificação da cadeia principal. Benzil é o nome do benzeno quando tem um CH2 entre a cadeia principal e ele”. Em seguida há duas ilustrações representando o fenil e o benzil. Na lateral inferior esquerda da imagem, na vertical, em letras na cor branca há “UFSM – CAED – Apoio à aprendizagem”.
Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-391-5197

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes