Ir para o conteúdo CAED Ir para o menu CAED Ir para a busca no site CAED Ir para o rodapé CAED
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Dicas para a apresentação de slides



Você já observou que pequenos detalhes podem fazer a diferença na sua apresentação de slides? A Subdivisão de Apoio à Aprendizagem da CAEd-PROGRAD preparou algumas dicas que podem lhe auxiliar. Confira!

 

Sequência de seis imagens horizontais e coloridas em formato quadrado. Todos os cards possuem fundo azul em dois tons, com ondulações que variam em cada card. Os títulos possuem destaque para a última palavra na cor amarela. Card 1: Centralizado e na cor branca: “Dicas para apresentação de”. Abaixo: “Slides”, na cor amarela. Abaixo, ilustração de um boneco ao lado de uma tela e, à frente, outros três bonecos assistindo. Na parte inferior alinhado à esquerda: “Subdivisão de Apoio à Aprendizagem – CAEd-PROGRAD. À direita, brasão da UFSM e, ao lado, “UFSM” “Coordenadoria de Ações Educacionais”. O card possui fundo em tons azuis.
Card 2: Centralizado, o texto: “Evite colocar muito texto”. Abaixo: Cuide para não colocar muito texto em um único slide; não copie citações inteiras ou grandes pedaços explicativos; seja sucinto e objetivo!”. Abaixo, ilustração de boneco ao lado de um quadro.
Card 3: Alinhado à esquerda, o texto: “Não exagere no tamanho da”. Centralizado: “fonte”. Abaixo: “Evite usar letras pequenas demais, pois elas irão forçar a visão dos presentes na apresentação e poderão ficar ilegíveis; As letras muito grandes também devem ser evitadas, pois tiram a atenção do que realmente importa; O ideal é usar letras maiores nos títulos e letras medianas nos textos”. Abaixo, a letra A em dois tamanhos de fontes, pequena e grande.
Card 4: Centralizado, o texto: “Os slides não são lembretes”. Abaixo: “Uma prática comum é utilizar sua apresentação como notas para lembrar os pontos a serem defendidos. No entanto, essa não é a função dos slides. A apresentação é para esclarecer e facilitar a passagem das informações entre o apresentador e o público”. Abaixo, ilustração de uma mão azul com o dedo indicador para cima. Acima dele, a palavra “não” três vezes.
Card 5: Alinhado à esquerda, o texto: “Atenção para as imagens”. Ao lado, ilustração de um homem ao lado de uma apresentação. Aponta para uma lâmpada na tela. Três bonecos amarelos estão à frente, um ao lado do outro. Abaixo: “Cuide para não colocar imagens demais em um único slide, isso irá poluir a apresentação. As imagens utilizadas na apresentação de slides devem ter um tamanho adequado para o entendimento quando projetadas”.
Card 6: Centralizado, o texto: “Cuidado com as cores”. Abaixo: “Evite utilizar fundo escuro e letras claras. Esse tipo de slide só é legível caso a sala de apresentação possa ser muito escurecida e o projetor utilizado seja de alta qualidade. O uso de cores neutras é recomendado, mas você não precisa fazer tudo preto, branco ou cinza. Utilize tons pastéis e não exagere. Mantenha um esquema de cores que não seja muito chamativo”. Abaixo, três círculos sobrepostos nas cores azul escuro, azul claro e branco.
Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-391-5597

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes