Ir para o conteúdo CAED Ir para o menu CAED Ir para a busca no site CAED Ir para o rodapé CAED
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

7º Fórum de Ações Afirmativas das Instituições Federais da Região Sul



A Universidade Federal de Santa Maria, através da Pró-Reitoria de Graduação, da Coordenadoria de Ações Educacionais e da Subdivisão de Ações Afirmativas Sociais, Étnico-Raciais e Indígenas convida todas as pessoas interessadas em participar do “7º Fórum de Ações Afirmativas das Instituições Federais da Região Sul”. O Fórum é um evento organizado pelas Instituições Federais da Região Sul, que vem se consolidando como um importante e fundamental espaço de compartilhamento de experiências, diálogo e estudo no âmbito da gestão em ações afirmativas, que nessa edição será sediado pela Universidade Federal de Santa Maria.

O 7º Fórum de Ações Afirmativas das Instituições Federais da Região Sul, Reafirmando as Ações Afirmativas como Política de Promoção da Igualdade Racial e Social”, se propõe a promover o fortalecimento da democratização do acesso, a proteção aos direitos humanos, a erradicação das desigualdades sociais e étnico-raciais e a consolidação das ações de inclusão desenvolvidas pelas instituições de ensino, na medida em que proporciona os debates e as trocas de experiências, com o objetivo de avançar na construção de uma sociedade mais justa, humana e solidária.

Dessa forma, o 7º Fórum proporciona a divulgação dos avanços na implementação de políticas Públicas de Ações Afirmativas, pela autonomia universitária das instituições e também pela Lei de cotas, Lei 12.711/2012, Lei 13.409/2016, através da socialização das experiências institucionais, que tem sido realizadas para o acesso e a permanência de estudantes ao ensino técnico e superior pela reserva de vagas nas IFES da região sul, Nesse sentido, o Fórum promove o diálogo e a troca de experiências institucionais que possibilitam identificar os avanços, as conquistas e os desafios a partir do ponto de vista de estudantes, gestores, Grupos de Trabalho e pesquisadores.

PERÍODO DE REALIZAÇÃO: 19 e 20 de outubro de 2022 PROGRAMAÇÃO:

Dia 19/10

18:00 às 19:00 Mesa de Abertura Institucional

19:15 às 20:45 -Mesa de abertura: “Ações Afirmativas nas IFES: Perspectivas e Avanços”.

Palestrantes: Joana Célia dos Passos (UFSC), Adilson Pereira dos Santos (UFOP), Vera Regina Rodrigues da Silva (UNILAB)

9:30 às 11:30Painel I-Avaliação do Impacto da Lei de Cotas na Inclusão de Negros nas Instituições Federais

Palestrantes: Fernanda Nogueira (UFRGS), Marcelo Henrique Romano Tragtenberg (UFSC), Marcos Rogério dos Santos (UFPR), Rosane Brum Mello (UFSM), Diogo Moreno Pereira Carvalho (IFSC)

13:30 às 15:30Painel II- Ações Afirmativas: experiências institucionais de Ingresso e Permanência

Palestrantes: Bárbara Miszewski da Roza (UFRGS), Ediane Sievers Acunha (UFPEL), Giuliana Redin (UFSM), Jerônimo Siqueira Tybusch (UFSM), Leslie Chaves (UFSC), Marilise Luiza Martins dos Reis Sayão (UFSC)

15:45 às 17:45Painel III- Políticas de Educação das Relações Étnico-Raciais nas IFES- Experiências Institucionais

Palestrantes – Alba Cristina Couto dos Santos Salatino (IFRS), Darci Emiliano –Kaingang (IFRS), Gládis Elise P. da Silva Kaercher( UFRGS), Lazie Ronaldo Santos Lopes (MNU), Marta Iris Camargo Messias da Silveira (UNIPAMPA), Victor De Carli Lopes (UFSM)

Dia 20/10

 9:00 às 10:30Painel IV-Políticas e Direitos das Pessoas com Deficiência

Palestrantes: Bianca Costa Silva de Souza (UFSC), Fabiane Vanessa Breitenbach (UFSM), Laura Ceretta Moreira (UFPR), Luana Tillmann (IFC)

10:45 às 12:15– Painel V – Cotas, verificação PCD (Relatos das Comissões de verificação das IFES)

 Palestrantes: Ana Carolina Faedrich dos Santos (UFCSPA), Carine Martins Barcellos(UFSM), Carla Zappe (IFFAR)

14: 00 às 15:30 Painel VI- Gênero, Sexualidade e Direitos

 Palestrantes: Carolina Seidel (UFSC), Catia Eli Gemelli (IFRS), Elisani Bastos (UFSC), Everton Ribeiro (IFPR), Megg Rayara (UFPR)

15:45 às 17:15 Painel VII-Cotas, verificação racial (Relatos das Comissões de verificação das IFES)

Palestrantes: João Ribeiro da Cunha Neto (UFCSPA), Neli Gomes da Rocha (UFPR), Rosane Brum Mello (UFSM), Sonia Regina Lamego Lino (IFC)

17:30 às 19:00 Painel VIII- Cotas na Pós-Graduação- Experiências e Desafios no acesso e na permanência.

Palestrantes: Fernanda Nogueira (UFRGS); Rodrigo da Silva Vital (UFPEL); Ronaldo Lopes Oliveira (UFBA)

19:00 às 20:30 Mesa de encerramento: Reafirmando as Ações Afirmativas como política de promoção da igualdade racial e social

Palestrantes: Delton Aparecido Felipe (UEM), Ivete Sacramento (UNEB), Paulo Vinicius Baptista da Silva (UFPR)

LOCAL:       Na        modalidade        on-line,        na        plataforma       Youtube        da        UFSM: https://www.youtube.com/c/universidadefederaldesantamariaufsm

INSCRIÇÕES GRATUITAS

 CERTIFICAÇÃO: 20h- com no mínimo de 75% de participação

INSCRIÇÕES ABERTAS: Acesse o site: https://evento.nte.ufsm.br/7FAA/hom

Comissão Interinstitucional Organizadora do 7º Fórum de Ações Afirmativas

UFSM, UFSC, UFPR, IFSC, UFRGS, IFPR, UNIPAMPA, IFRS, UFCSPA, IFFAR, UFPEL, FURG, UFFS, IFC, IFSUL, UTFPR, UNILA

DESCRIÇÃO DA IMAGEM: Cartaz de divulgação do 7º Fórum de Ações Afirmativas das Instituições Federais da Região Sul. Arte gráfica em fundo texturizado de papel reciclado. Ao lado esquerdo, uma faixa em cor ocre com desenhos de linhas retas amarelas em padrões tribais. No canto superior vê-se uma ilustração em espiral na cor cinza, com linhas e pontos amarelos. Ao centro, lê-se em fonte preta sobre um retângulo amarelo: “Reafirmando as ações afirmativas como política de promoção da igualdade racial e social”. Logo abaixo, a data do evento: 19 e 20 de outubro de 2022. Transmissão on-line pelo canal do youtube da UFSM As inscrições estão abertas. Abaixo, a informação de que o evento é realizado pela UFSM, bem como as demais instituições participantes: UFPel, Furg, Unila, UFRGS, UFSC, UNIPAMPA, UTFPR, UFFS, UFCSPA, UFPR, IFRS, IFFar, IFSul, IFPR, IFC e IFSC.

 

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-391-5641

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes