Ir para o conteúdo CAED Ir para o menu CAED Ir para a busca no site CAED Ir para o rodapé CAED

Realizado curso de Audiodescrição

No dia 11/11/22 encerrou-se o curso de introdução à audiodescrição “Traduzindo imagens em palavras e palavras em imagens mentais”, ofertado pela Subdivisão de Acessibilidade da CAED/PROGRAD.

O curso foi ministrado pela servidora da UFSM, Fernanda Taschetto, e contou com cinco aulas presenciais, das quais participaram estudantes e servidores de diferentes áreas e setores da UFSM.

Ao longo das aulas foram abordados vários aspectos referentes à audiodescrição, tais como: definição, origem, público-alvo, exemplos de audiodescrição, diretrizes e orientações para os alunos realizarem a audiodescrição corretamente.

Os participantes puderam colocar em prática o recurso por meio de exercícios semanais.

Imagem quadrada, com fundo azul escuro. Centralizado superiormente, o título “Curso de Audiodescrição” em azul escuro, dentro de um retângulo amarelo. Logo abaixo, uma fotografia colorida horizontal, de homens e mulheres sentados em classes escolares verde claro dentro de uma sala de aula com paredes brancas. À frente deles, uma mulher em pé,  atrás de uma mesa grande. Na parte inferior da imagem, uma borda irregular amarela contendo, ao centro, “LEIA A LEGENDA” em azul escuro. No canto inferior esquerdo “Subdivisão de acessibilidade CAED/PROGRAD” em azul escuro, no canto inferior direito, brasão da Universidade Federal de Santa Maria e “UFSM Coordenadoria de Ações Educacionais'' ao lado.
Descrição de imagem: Imagem quadrada, com fundo azul escuro. Centralizado superiormente, o título “Curso de Audiodescrição” em azul escuro, dentro de um retângulo amarelo. Logo abaixo, uma fotografia colorida horizontal, de homens e mulheres sentados em classes escolares verde claro dentro de uma sala de aula com paredes brancas. À frente deles, uma mulher em pé, atrás de uma mesa grande. Na parte inferior da imagem, uma borda irregular amarela contendo, ao centro, “LEIA A LEGENDA” em azul escuro. No canto inferior esquerdo “Subdivisão de acessibilidade CAED/PROGRAD” em azul escuro, no canto inferior direito, brasão da Universidade Federal de Santa Maria e “UFSM Coordenadoria de Ações Educacionais” ao lado.