Ir para o conteúdo CAED Ir para o menu CAED Ir para a busca no site CAED Ir para o rodapé CAED
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Dia dos Povos Indígenas



NUNCA MAIS UM BRASIL SEM NÓS!!!

“Escreveremos um novo capítulo na história dos povos indígenas, ocupando espaços e descolonizando mentes, pois a invisibilidade secular que impacta e impactou diretamente as políticas públicas do Estado é fruto do racismo, da desigualdade e de uma democracia de baixa representatividade, que provocou uma intensa invisibilidade institucional, política e social, nos colocando na triste paisagem das sub-representações e subnotificações sociais do país. São séculos de violências e violações e não é mais tolerável aceitar políticas públicas inadequadas aos corpos, às cosmologias e às compreensões indígenas sobre o uso da terra . Nós não somos o que muitos livros de História ainda costumam retratar, nós existimos de muitas e diferentes formas. O Brasil do futuro precisa dos povos indígenas. Tudo que tradicionalmente é chamado de cultura entre os brasileiros e brasileiras, para nós significa tudo que somos.

Sonia Guajajara

Nesta data significativa de lutas e resistência dos Povos Indígenas, a Subdivisão de Ações Afirmativas Sociais, Étnico-Raciais e Indígenas-CAED-PROGRAD parabeniza aos Povos Indígenas pelas lutas e principalmente pelas conquistas!!! 

 

 

DESCRIÇÃO DE IMAGEM: foto de uma mulher jovem indígena Xacriabá, com adereços indígenas. Possui pele morena, cabelos longos, lisos e pretos. Ela se encontra em pé, tendo ao fundo da imagem um banco ladeado por uma ramada verde, com flores cor de rosa. Veste blusa tomara-que-caia na cor preta, com mangas longas, cocar na cor amarela com duas penas escuras na parte frontal, e usa um colar vermelho. Possui uma pintura indígena, horizontal, na altura do osso malar, que vai de um lado ao outro do rosto, e uma pintura na cor vermelha cobrindo a parte infralabial, cobrindo o queixo e a parte inferior do rosto. Tem expressão sorridente.

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-391-6050

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes