Ir para o conteúdo CAED Ir para o menu CAED Ir para a busca no site CAED Ir para o rodapé CAED
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Da série técnicas de leitura – Para que serve um fichamento?



O semestre vai passando e os artigos e livros que você precisa ler estão se acumulando? Você ainda não sabe qual técnica pode usar para organizar melhor o conteúdo desses textos? Então, se liga na dica sobre fichamento que a Subdivisão de Apoio à Aprendizagem da CAEd-PROGRAD preparou para você.

 

Descrição da imagem: 3 cards em formato quadrado com fundo na cor bege. Na parte superior do primeiro card consta o texto “Da série técnicas de leitura – Para que serve um fichamento?”, escrito na cor preta, com letra ampliada em “fichamento”. Centralizados no card estão dois quadrados numerados “1” e “2”, um em diagonal ao outro, que contêm os textos: “1 – Ótima estratégia de leitura: o fichamento de leitura é um gênero de texto que pode facilitar muito a compreensão daqueles textos científicos mais difíceis!”, “2- Registro dos tópicos centrais do texto: é essencial que o fichamento contenha as principais informações do texto. Tente compreender como o texto se divide e o quê de mais importante cada parte contém”. À direita do primeiro quadrado, a figura de um menino em frente a um notebook, com uma lâmpada à esquerda da sua cabeça. À esquerda do segundo quadrado, a figura de uma mulher escrevendo em uma folha. Ao seu lado esquerdo há uma planta e ao seu lado direito uma xícara. No canto superior esquerdo do card está localizado o brasão da UFSM, seguido de “Coordenadoria de Ações Educacionais”. No canto inferior direito: “Subdivisão de Apoio à Aprendizagem”.
Centralizado no segundo card estão dois quadrados numerados “3” e “4”, um em diagonal ao outro. No primeiro quadrado o texto “3 – Citações diretas: se necessário, separe aquelas citações que ajudam você a compreender melhor as ideias do texto. Lembre-se de deixá-las entre aspas e referenciá-las (acesse a mdt.ufsm)”. No quadrado seguinte consta: “4 – Citações indiretas: Tente, com suas palavras, explicar aquilo que o texto diz, elaborando paráfrases. Isso facilitará sua compreensão dos enunciados!”. À direita do primeiro quadrado, a figura de uma mulher com o braço direito sobre uma mesa e o braço esquerdo encostado no rosto. Na sua mão direita tem uma caneta e sobre a mesa duas folhas de papel. À esquerda do segundo quadrado, imagem de um homem segurando uma xícara de onde sai fumaça. Está com os cotovelos sobre uma mesa e à sua frente está um livro aberto. No canto inferior direito “Subdivisão de Apoio à Aprendizagem”.
Centralizado no terceiro card estão dois quadrados numerados “5” e “6”, um em diagonal ao outro. No primeiro quadrado o texto “5 – Concluindo: Lembre-se de reler seu fichamento e organizá-lo aos moldes de um texto acadêmico, mais tarde ele pode até se tornar parte de uma pesquisa que você desenvolverá!”. No quadro seguinte consta “6 – Mais dicas: Essa é uma das estratégias de leitura de textos acadêmicos, mas existem muitas outras. Para mais dicas, acesse o site da CAED/UFSM (Subdivisão de Apoio à Aprendizagem)”. À direita do primeiro quadrado, a figura de uma mulher sentada no chão, usando um notebook. A mulher usa fones de ouvidos e tem ao lado do notebook um lápis e um caderno. À esquerda do segundo quadrado está a figura de uma mulher sentada com um notebook a sua frente. Está com o braço direito sobre uma mesa e o braço esquerdo erguido, com os cotovelos encostados na mesa. No canto inferior direito “Subdivisão de Apoio à Aprendizagem”.
Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-391-6342

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes