Profissionais do NTE/UFSM têm artigos aprovados no ESUD – Congresso de Ensino Superior a Distância
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Profissionais do Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE/UFSM) das áreas da Educação, Computação, Comunicação, Administração e Design tiveram doze (12) artigos aprovados no ESUD – Congresso de Ensino Superior a Distância.
O ESUD visa contribuir com o desenvolvimento científico e tecnológico da Educação a Distância (EAD) e com a consolidação da modalidade a distância no Brasil. Tradicionalmente, promove a apresentação de trabalhos sobre os estudos e as pesquisas que estão sendo desenvolvidas na área. “Educação em rede: construindo uma ecologia para a cultura digital”é o tema central do Congresso,que em 2018 será realizado em Natal-RN, de 20 a 23 de novembro.
O evento é promovido pela UniRede – um consórcio constituído por instituições públicas de ensino superior (Universidades Federais, Estaduais e Institutos Federais) e tem como principais objetivos:
promover e incentivar a pesquisa acadêmica na área de Educação a Distância (EaD) no Brasil;
proporcionar a troca de experiências entre instituições e pesquisadores sobre a modalidade a distância;
divulgar trabalhos acadêmicos nas áreas temáticas do evento; e
contribuir para a consolidação da Política Nacional de Educação no Brasil com ênfase na modalidade a distância.
Tradicionalmente, durante a realização do evento, a UniRede elabora um documento tendo em vista a consolidação do estado da arte da educação superior a distância no Brasil e publica uma carta intitulada com o nome da cidade sede do evento.
Em 2018, o evento sediará a XV edição do Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância e a IV edição do Congresso Internacional de Ensino Superior a Distância, contando com atrações como a palestra do conferencista Neil Fassina, reitor da Universidade de Athabasca (UA), do Canadá.
Confira abaixo os artigos aprovados pelos profissionais do NTE/UFSM:
– “A contribuição da educação à distância para incorporação de tecnologias educacionais no ensino: o caso da Universidade Federal de Santa Maria/RS”
Autores: Victor Matheus Portela Ribeiro, Paulo Colusso, Joel Rabaiolli, Reisoli Bender Filho, João Castro.
– “Potencialidade do Moodle na mediação do sistema de gerenciamento de bolsistas da Universidade Aberta do Brasil na UFSM”
Autores: Liziany Müller, Paulo Colusso, Juliane Paprosqui Marchi da Silva, João Castro.
– “Potencialidade do Google Maps nas aulas de geografia em uma escola do campo de Santa Maria, RS”
Autores: Valquiria Conti, Paulo Colusso, Juliane Paprosqui Marchi da Silva, Janete Webler Cancelier, Liziany Medeiros.
– “Videoaulas na educação: NTEtube como ferramenta de aprendizagem”
Autores: Nicoli Vieira Rodrigues, Paulo Colusso, Fernanda Scherer, Anaqueli Rubin, Ronaldo Palma.
– “E-book na Educação a Distância: a construção de livros didáticos digitais em uma Equipe Multidisciplinar”
Autores: Camila Marchesan Cargnelutti, Paulo Colusso, Carmen Eloísa Brenner, Juliana Segalla, Keila Urrutia.
– “Autoavaliação e Construção do Conhecimento: Análise dos Relatórios do NTE-UFSM 2014/2016”
Autores: Mauricio Sena, Paulo Colusso, Camila Marchesan Cargnelutti, Ana Kátia Karkow.
– “A utilização do ambiente Moodle como estratégia de gestão administrativa dentro do ensino superior a distância no sistema UAB na UFSM”
Autores: Reisoli Bender Filho, Paulo Colusso, Joel Rabaiolli, João Castro.
– “O perfil dos alunos ingressantes no curso de licenciatura em educação do campo habilitação em ciências humanas na UFSM/UAB”
Autores: Juliane Paprosqui Marchi da Silva, Liziany Müller, Paulo Colusso, Janete Webler Cancelier, Carmen Flores.
– “Obstáculos e estratégias em composições de Equipes Multidisciplinares para produção de materiais didáticos”
Autores: Paulo Colusso, José Valdeni de Lima, Alberto Canto, Camila Marchesan Cargnelutti.
– “Sistema Universidade Aberta do Brasil: uma avaliação da educação a distância da Universidade Federal de Santa Maria baseada em indicadores de eficiência”
O termo acessibilidade significa incluir a pessoa com deficiência na participação de atividades como o uso de produtos, serviços e informações.
Alguns exemplos são os prédios com rampas de acesso para cadeira de rodas e banheiros adaptados para deficientes.
Se você está procurando a
Comissão de Acessibilidade da UFSM, clique aqui.
Na internet, acessibilidade refere-se principalmente às recomendações do WCAG (World Content Accessibility Guide) do W3C e no caso do Governo Brasileiro ao e-MAG
(Modelo de Acessibilidade em Governo Eletrônico).
O e-MAG está alinhado as recomendações internacionais, mas estabelece padrões de comportamento acessível para sites governamentais.
Na parte superior do site da UFSM existe uma barra de acessibilidade onde se encontra atalhos de navegação padronizados e a opção para alterar o contraste.
Essas ferramentas estão disponíveis em todas as páginas do portal.
Os padrões de atalhos do governo federal são:
Teclando-se Alt + 1 em qualquer página do portal, chega-se diretamente ao começo do conteúdo principal da página.
Teclando-se Alt + 2 em qualquer página do portal, chega-se diretamente ao início do menu principal.
Teclando-se Alt + 3 em qualquer página do portal, chega-se diretamente em sua busca interna.
No caso do Firefox, em vez de Alt + número, tecle simultaneamente Alt + Shift + número.
Sendo Firefox no Mac OS, em vez de Alt + Shift + número, tecle simultaneamente Ctrl + Alt + número.
No Opera, as teclas são Shift + Escape + número. Ao teclar apenas Shift + Escape, o usuário encontrará uma janela com todas as alternativas de ACCESSKEY da página.
Ao final desse texto, você poderá baixar alguns arquivos que explicam melhor o termo acessibilidade e como deve ser implementado nos sites da Internet.