Ir para o conteúdo CTE Ir para o menu CTE Ir para a busca no site CTE Ir para o rodapé CTE

Inscrições do Processo Seletivo para Assistente a Docência nos Polos de Apoio Presencial no Sistema da UAB encerram nesta semana

Esta é a última semana para se inscrever no Processo Seletivo para Assistente a Docência nos Polos de Apoio Presencial no Sistema da Universidade Aberta do Brasil – UAB/CAPES/UFSM.

Conforme Geovane Rinker, Coordenador do Fórum Estadual dos Coordenadores de Polos UAB – RS, o Assistente a Docência tem como função principal, trabalhar junto à Coordenação do Polo e aos Tutores dos Cursos, realizando as ações que mobilizem os alunos a dar continuidade em seus estudos, dando suporte para que eles não se desestimulem e venham a desistir do curso, diminuindo assim os índices de evasões.

Esta função, se instituiu a partir da PORTARIA Nº 101, de 08 de Maio de 2018, sendo o primeiro Edital realizado no mesmo ano, na qual concede aos polos do Brasil, o direito de obter essa pessoa, com a regra de que o polo tenha entre 100 e 499 alunos ativos no Sistema SISUAB, com direito a 1 pessoa designada, entre 500 e 999 alunos ativos, 2 pessoas e acima de 1000, 3 Assistentes a Docência.

“A presença do Assistente a Docência nos polos é de fundamental importância, pois auxilia nas atividades de ensino dos cursos EaD, dando suporte no acolhimento em atividades presenciais e remotas, assegurando assim maior atendimento aos estudantes, além de outras atividades essenciais no andamento dos cursos”, salienta Geovane.

No edital 24/2022, todos os polos do Rio Grande do Sul estão aptos a participar e divulgar amplamente o Processo Seletivo, mesmo aqueles que não possuem o quantitativo de alunos ativos suficientes, conforme portaria 101/2018. Desta forma, os candidatos ficam resguardados de que, assim que o Polo atingir o número mínimo, estes serão chamados para cumprir a sua função. Lembrando de que o edital 09/2022 MEC/CAPES, da proposição e ofertas de cursos, terá vigência até 2025, possibilitando aos polos, novas ofertas dos cursos de nível de graduação e especialização.

Conforme a Professora Vanessa Ribas Fialho, Coordenadora Geral da UAB na UFSM, o primeiro Edital de assistente à docência foi organizado pela Coordenação Geral da UAB na Universidade Federal de Santa Maria, em 2019. “Após quatro anos, ao termos que fazer novo edital, nos preocupamos em chamar todas as instituições participantes do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) para colaborar na proposição do edital, mas também na composição das bancas. Já que os assistentes à docência trabalham diretamente nos polos, atendendo a todas as instituições, também nos preocupamos em chamar o Fórum de Coordenadores de Polo do Sistema UAB (FECOUAB) para participar das discussões sobre o edital e a seleção”, explica Vanessa.

Segundo a Professora, essa parceria entre todas as instituições do Rio Grande do Sul, que fazem parte da UAB, é fundamental para que exista  uma capilaridade de oferta de cursos a distância de qualidade e fortalecida na colaboração entre instituições e municípios.

Serão classificados até 10 candidatos por polo.

A inscrição deve ser feita de maneira on-line pelo sistema de inscrições, sendo vedada a inscrição presencial, condicional, extemporânea, via postal, via fax, ou via correio eletrônico.

Acesse o Tutorial para realização da inscrição

A relação oficial das pessoas classificadas será divulgada pela Coordenadoria de Tecnologia Educacional (CTE), no site https://processo seletivo.net.ufsm.br.

Em caso de dúvida, entrar em contato pelo e-mail: processoseletivo@cead.ufsm.br

Período de inscrição: 23/05/2022 até 22/06/2022.

O resultado final será divulgado no dia 25 de julho de 2022.

Para mais informações, acesse o Edital: https://processoseletivo.nte.ufsm.br/edital/40-assistente-docencia