Ir para o conteúdo CTE Ir para o menu CTE Ir para a busca no site CTE Ir para o rodapé CTE

Estudantes do curso de Lic. Educação do Campo do Polo UAB de Balneário Pinhal visitam UFSM

Acadêmicos do curso de ensino a distância participaram de tour pelas instalações do Campus Sede da UFSM

Na última terça-feira, 10 de janeiro, os estudantes do Curso de Licenciatura em Educação do Campo EaD/UFSM do Polo UAB de Balneário Pinhal, realizaram visita ao Campus sede da Universidade Federal de Santa Maria.

Na ocasião, foram recepcionados pelo Pró-Reitor de Graduação Prof. Jerônimo Tybusch, vice-reitora Profª Martha Adaime, Coordenadora do Curso Carmen Rejane Flores e pela Coordenadora da CTE, Liziany Müller, juntamente com a equipe da Coordenadoria de Tecnologia Educacional (CTE/PROGRAD).

Os estudantes realizaram tour pelo Campus, além de conhecerem o Planetário da UFSM, Restaurante Universitário, Reitoria e o Centro de Apoio à Pesquisa Paleontológica da Quarta Colônia (Cappa).

A Professora de Licenciatura em Educação do Campo e Coordenadora da CTE, Liziany Müller, comentou sobre a felicidade em receber os estudantes do Polo mais distante geograficamente do curso, e que, apesar da distância física, a interação e a relação dos estudantes, professores e tutores é muito próxima. “O Polo teve o menor número de evasão de estudantes do curso. A UFSM cumpre sua função social, em formar e qualificar pessoas, fortalecendo o desenvolvimento local e regional em municípios além dos seus campi, potencializando a democratização e interiorização do conhecimento”, enfatiza a professora.

A acadêmica e professora Caroline Severo da Silva Souza, 26 anos, relata que ficou encantada com a maneira humana com que a UFSM lida com os estudantes. “O que me chamou atenção foram as estudantes que são mães, com a possibilidade do acesso ao estudo e de poderem cuidar dos seus filhos, e os indígenas com seus espaços, garantindo manter sua cultura e ao mesmo tempo com oportunidade de estudar”, destaca.

Ela conta que começou no Curso de Educação do Campo com a pretensão de dar aulas de História, mas com o passar do tempo foi se apaixonando pelo curso como um todo. “A intenção de manter viva a memória do agricultor, da agroecologia, que é nosso futuro e, com muito orgulho, vou ser uma professora para disseminar a educação do campo nas salas de aulas”, garante a estudante.

Conforme a acadêmica e empresária Daiane Leandro da Silva, 37 anos, a experiência de visitar a UFSM foi magnífica. “Para nós que somos de municípios pequenos, o campus é muito maior que nossas cidades de origem. O que me chamou mais a atenção foi essa imensidão, toda a infraestrutura investida para proporcionar um estudo de qualidade. Gostaríamos, na verdade, de ter tempo hábil para conhecer mais a fundo os prédios dos cursos”, comenta.

Para ela, o Curso de Licenciatura em Educação do Campo significou a realização de um sonho. “Me possibilitou realizar o sonho de infância, de ser professora, sonho esse que estava esquecido, em razão de escolhas da vida (casamento, filhos) e a educação a distância me possibilitou essa oportunidade depois de 16 anos”, salienta.

A acadêmica relata que a coordenação do Curso de Educação do Campo sempre incentivou e estimulou a participação em eventos e, para ela, a recordação mais importante foi o primeiro dia de aula no polo UAB, além do trabalho de pesquisa na comunidade quilombola e a visita ao campus. “A UFSM nos proporcionou realizarmos sonhos, a ter orgulho de dizer “Eu sou UFSM”, isso não tem preço que pague. Muito obrigada a todos que sem medidas colaboraram para que pudéssemos realizar nossos sonhos, não desistam, que vocês possam continuar a realizar sonhos”, finalizou Daiane.

Vanusa Rodrigues da Silva, natural de Santa Rosa, trabalha como serviços gerais no Polo UAB de Balneário Pinhal e relatou ter se emocionado com a visita ao campus. “Conhecer a reitoria, as dependências da UFSM e abraçar funcionários e a Vice-Reitora foi um momento ímpar e inesquecível, deixando marcas para minha vida profissional e pessoal”. A acadêmica também agradeceu a UFSM e a equipe do polo de Balneário Pinhal pela oportunidade de concluir o curso: “gratidão a UFSM por hoje estar relatando um sonho realizado, cursar o ensino superior em uma universidade pública, minha alegria é imensa, pois estou qualificada no meu conhecimento e vislumbro um futuro melhor”.

Régis Campão da Silva, Servidor Público – Auxiliar de cozinha, considera que a visita a UFSM foi o melhor dia no decorrer de toda a caminhada acadêmica. “O que mais chamou a minha atenção foi o tamanho da UFSM, em todos os sentidos, uma cidade dentro de outra cidade, sensacional e, sem dúvidas, o olhar diferenciado aos povos indígenas, com o espaço especial para eles.”

Sobre a importância do curso de Educação do Campo em sua vida, o acadêmico relata que passou a ter um olhar especial ao meio ambiente, aos povos campesinos, a respeitar esses saberes tão específicos e pouco valorizados. “E como pessoa, percebi uma grande mudança de postura referente ao próximo, a vida e a natureza”, argumenta.

Raquel da Silva Rocha, 44 anos, professora, reflete que a visita a UFSM foi muito interessante para que ela pudesse conhecer tantas possibilidades de acesso e integração geral que a Instituição oferece, independente de raça, religião, nacionalidade, distância e língua. Segundo a estudante, o curso possibilitou a ela conhecer melhor sua história e de todos que conhece, além de ter um conhecimento da humanidade, da sociedade como um todo onde vive e também ao longo da história. “Além disso, poder fazer concursos públicos e melhorar a minha vida após ser nomeada depois de fazer uma graduação no polo UAB”, conclui a acadêmica.

O curso de Licenciatura em Educação do Campo EAD/UFSM está presente também nos polos de Agudo, Canguçu, Encantado, Novo Hamburgo, Santana do Livramento, Santiago, São Gabriel, São Lourenço do Sul, Serafina Corrêa, Sobradinho e Três de Maio.