Ir para o conteúdo CTE Ir para o menu CTE Ir para a busca no site CTE Ir para o rodapé CTE
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Estudantes do curso de Lic. Educação do Campo do Polo UAB de Balneário Pinhal visitam UFSM

Acadêmicos do curso de ensino a distância participaram de tour pelas instalações do Campus Sede da UFSM



Na última terça-feira, 10 de janeiro, os estudantes do Curso de Licenciatura em Educação do Campo EaD/UFSM do Polo UAB de Balneário Pinhal, realizaram visita ao Campus sede da Universidade Federal de Santa Maria.

Na ocasião, foram recepcionados pelo Pró-Reitor de Graduação Prof. Jerônimo Tybusch, vice-reitora Profª Martha Adaime, Coordenadora do Curso Carmen Rejane Flores e pela Coordenadora da CTE, Liziany Müller, juntamente com a equipe da Coordenadoria de Tecnologia Educacional (CTE/PROGRAD).

Os estudantes realizaram tour pelo Campus, além de conhecerem o Planetário da UFSM, Restaurante Universitário, Reitoria e o Centro de Apoio à Pesquisa Paleontológica da Quarta Colônia (Cappa).

A Professora de Licenciatura em Educação do Campo e Coordenadora da CTE, Liziany Müller, comentou sobre a felicidade em receber os estudantes do Polo mais distante geograficamente do curso, e que, apesar da distância física, a interação e a relação dos estudantes, professores e tutores é muito próxima. “O Polo teve o menor número de evasão de estudantes do curso. A UFSM cumpre sua função social, em formar e qualificar pessoas, fortalecendo o desenvolvimento local e regional em municípios além dos seus campi, potencializando a democratização e interiorização do conhecimento”, enfatiza a professora. 

A acadêmica e professora Caroline Severo da Silva Souza, 26 anos, relata que ficou encantada com a maneira humana com que a UFSM lida com os estudantes. “O que me chamou atenção foram as estudantes que são mães, com a possibilidade do acesso ao estudo e de poderem cuidar dos seus filhos, e os indígenas com seus espaços, garantindo manter sua cultura e ao mesmo tempo com oportunidade de estudar”, destaca.

Ela conta que começou no Curso de Educação do Campo com a pretensão de dar aulas de História, mas com o passar do tempo foi se apaixonando pelo curso como um todo. “A intenção de manter viva a memória do agricultor, da agroecologia, que é nosso futuro e, com muito orgulho, vou ser uma professora para disseminar a educação do campo nas salas de aulas”, garante a estudante. 

Conforme a acadêmica e empresária Daiane Leandro da Silva, 37 anos, a experiência de visitar a UFSM foi magnífica. “Para nós que somos de municípios pequenos, o campus é muito maior que nossas cidades de origem. O que me chamou mais a atenção foi essa imensidão, toda a infraestrutura investida para proporcionar um estudo de qualidade. Gostaríamos, na verdade, de ter tempo hábil para conhecer mais a fundo os prédios dos cursos”, comenta.

Para ela, o Curso de Licenciatura em Educação do Campo significou a realização de um sonho. “Me possibilitou realizar o sonho de infância, de ser professora, sonho esse que estava esquecido, em razão de escolhas da vida (casamento, filhos) e a educação a distância me possibilitou essa oportunidade depois de 16 anos”, salienta.

A acadêmica relata que a coordenação do Curso de Educação do Campo sempre incentivou e estimulou a participação em eventos e, para ela, a recordação mais importante foi o primeiro dia de aula no polo UAB, além do trabalho de pesquisa na comunidade quilombola e a visita ao campus. “A UFSM nos proporcionou realizarmos sonhos, a ter orgulho de dizer “Eu sou UFSM”, isso não tem preço que pague. Muito obrigada a todos que sem medidas colaboraram para que pudéssemos realizar nossos sonhos, não desistam, que vocês possam continuar a realizar sonhos”, finalizou Daiane. 

Vanusa Rodrigues da Silva, natural de Santa Rosa, trabalha como serviços gerais no Polo UAB de Balneário Pinhal e relatou ter se emocionado com a visita ao campus. “Conhecer a reitoria, as dependências da UFSM e abraçar funcionários e a Vice-Reitora foi um momento ímpar e inesquecível, deixando marcas para minha vida profissional e pessoal”. A acadêmica também agradeceu a UFSM e a equipe do polo de Balneário Pinhal pela oportunidade de concluir o curso: “gratidão a UFSM por hoje estar relatando um sonho realizado, cursar o ensino superior em uma universidade pública, minha alegria é imensa, pois estou qualificada no meu conhecimento e vislumbro um futuro melhor”.

Régis Campão da Silva, Servidor Público – Auxiliar de cozinha, considera que a visita a UFSM foi o melhor dia no decorrer de toda a caminhada acadêmica. “O que mais chamou a minha atenção foi o tamanho da UFSM, em todos os sentidos, uma cidade dentro de outra cidade, sensacional e, sem dúvidas, o olhar diferenciado aos povos indígenas, com o espaço especial para eles.” 

Sobre a importância do curso de Educação do Campo em sua vida, o acadêmico relata que passou a ter um olhar especial ao meio ambiente, aos povos campesinos, a respeitar esses saberes tão específicos e pouco valorizados. “E como pessoa, percebi uma grande mudança de postura referente ao próximo, a vida e a natureza”, argumenta.

Raquel da Silva Rocha, 44 anos, professora, reflete que a visita a UFSM foi muito interessante para que ela pudesse conhecer tantas possibilidades de acesso e integração geral que a Instituição oferece, independente de raça, religião, nacionalidade, distância e língua. Segundo a estudante, o curso possibilitou a ela conhecer melhor sua história e de todos que conhece, além de ter um conhecimento da humanidade, da sociedade como um todo onde vive e também ao longo da história. “Além disso, poder fazer concursos públicos e melhorar a minha vida após ser nomeada depois de fazer uma graduação no polo UAB”, conclui a acadêmica.

O curso de Licenciatura em Educação do Campo EAD/UFSM está presente também nos polos de Agudo, Canguçu, Encantado, Novo Hamburgo, Santana do Livramento, Santiago, São Gabriel, São Lourenço do Sul, Serafina Corrêa, Sobradinho e Três de Maio.

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-358-6775

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes