Ir para o conteúdo CTE Ir para o menu CTE Ir para a busca no site CTE Ir para o rodapé CTE

Seleção de propostas para a produção de Cursos Online Abertos e Massivos (MOOCs) estão com submissões abertas até junho

Os cursos integrarão os itinerários formativos do projeto “Rede Básica” e podem ser propostos por estudantes de pós-graduação, técnicos-administrativos e docentes vinculados à UFSM

A Pró-Reitoria de Graduação, por meio da Coordenadoria de Tecnologia Educacional, informa a abertura das inscrições para seleção simplificada em fluxo contínuo para produção de Cursos Online Abertos e Massivos (MOOCs) no âmbito do projeto “Rede Básica: a BNCC na Educação Básica”. Os cursos devem totalizar 20 horas, com três módulos de conteúdo e podem ser propostos por pessoas físicas com vínculo à UFSM, com formação acadêmica compatível com a área do curso proposto.

Os cursos propostos integrarão os “itinerários formativos”, previstos pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e que buscam apoiar a trajetória formativa de estudantes do ensino médio, propiciando o aprofundamento das áreas de conhecimento. Organizados em 24 trilhas, os Itinerários Formativos apresentam seus componentes curriculares próprios e sugestões de objetos de conhecimento presentes no Caderno dos Itinerários Formativos disponibilizados pela Secretaria Estadual da Educação do Rio Grande do Sul. Sugere-se propostas alinhadas aos cadernos das seguintes áreas: Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Ciências Humanas e Sociais Aplicadas; Linguagens e suas Tecnologias; e Matemática e suas Tecnologias.

Os cursos também poderão ser utilizados por docentes, em sala de aula, com o objetivo de dar suporte em seu trabalho pedagógico no preparo de aulas com conteúdo leve e direcionado às expectativas e necessidades dos alunos.

Para técnicos administrativos efetivos ou docentes efetivos e temporários em exercício na UFSM, o valor da bolsa é de R$2.500,00. Estudantes de pós-graduação regularmente matriculados na UFSM também poderão propor cursos, com bolsa no valor de R$1.800,00. É necessário ter vínculo ativo nos meses estipulados para o pagamento, o qual será efetuado mediante a entrega dos produtos, em etapas, conforme cronograma do Edital.

As propostas devem ser submetidas de acordo com o cronograma a seguir:

• 28/03/2023 a 09/04/2023
  • 10/04/2023 a 23/04/2023
  • 24/04/2023 a 07/05/2023
  • 08/05/2023 a 12/05/2023
  • 13/05/2023 a 26/05/2023
  • 27/05/2023 a 09/06/2023

Para mais informações sobre cronogramas, regras, anexos e outras disposições, consulte o EDITAL.