Ir para o conteúdo CTE Ir para o menu CTE Ir para a busca no site CTE Ir para o rodapé CTE

Confira os cursos ofertados pela CTE/PROGRAD com inscrições abertas

A Coordenadoria de Tecnologia Educacional (CTE/PROGRAD) está ofertando 5 cursos de capacitação: Moodle para Docentes,  Capacitação para Tutoria na UAB/UFSM, Curso para Coordenadores de Polo e Assistentes à Docência, Curso de Realidade Aumentada, Virtual e Metaverso na Educação e Curso de Conteúdo Interativo no Moodle com H5P.

Confira abaixo as informações dos cursos:

• Moodle para Docentes
Período de inscrição: 15/08 a 04/09/2023
Ementa: Elaboração de material didático, acompanhamento de estudo e de avaliação da aprendizagem no AVEA Moodle.
Número de vagas: 50.
Período de realização do curso: 11/09/2023 a 05/11/2023, com atividades por videoconferência, conforme cronograma.
Ministrantes: Elieser Xisto da Silva Schmitz (UAB/CAPES) e Mara Rúbia Roos (UAB/CAPES).

Objetivo: Adquirir fluência básica para o planejamento, a organização e o desenvolvimento didático de uma disciplina no AVEA Moodle UFSM.
Público-alvo: Servidores docentes da UFSM e da UAB/UFSM.
Para mais informações sobre o curso e realização da inscrição, acesse o Informativo CLICANDO AQUI.

• Capacitação para Tutoria na UAB/UFSM
Período de inscrição: de 15/08 a 03/09/2023
Número de vagas: 100
Período de realização do curso: 06/09/2023 a 06/11/2023, curso na modalidade a distância com atividades assíncronas e síncronas por videoconferência ou presencial, conforme cronograma.
Objetivo: Desenvolver fluência tecnológico-pedagógica para exercer a função de tutor nos cursos da Universidade Aberta do Brasil – UAB/UFSM, mediados pelo Ambiente Virtual de Ensino Aprendizagem (AVEA) Moodle.
Público-alvo: Tutores UAB/UFSM

• Curso para Coordenadores de Polo e Assistentes à Docência
Período de inscrição: de 18/08 a 04/09/2023
Número de vagas: 60
Período de realização do curso: 11/09/2023 a 26/11/2023, totalmente on-line, com webconferências em datas a serem definidas e informadas no decorrer do curso e sujeitas à alteração por necessidade de força maior.
Professora: Mara Denize Mazzardo (UAB/CAPES)
Objetivo: Contribuir para o aprimoramento da Gestão Administrativa, Técnica e Pedagógica dos Polos de Educação a Distância do sistema UAB e para a interação entre polos e IES, polos e alunos.
Público-alvo: Coordenadores de Polo e Assistentes à Docência de Instituições Públicas Federais, vinculadas ao Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB). Esta é a terceira edição deste curso, sendo ofertado para Coordenadores de Polo e Assistentes à Docência que ainda não realizaram o curso.
Para mais informações sobre o curso e realização da inscrição, acesse o Informativo CLICANDO AQUI.

• Curso de Realidade Aumentada, Virtual e Metaverso na Educação

Período de inscrição: de 18/08 a 14/09/2023
Carga horária: 20h
Número de vagas: 30
Período de realização do curso: 19/09/2023 a 24/10/2023, curso na modalidade a distância com atividades assíncronas e síncronas por videoconferência, às terças-feiras, das 19h às 21h, conforme cronograma.
Conteudista e Ministrante: Carlos Gustavo Lopes da Silva (UAB/CAPES).
Objetivo: Aprender a utilizar a RA e a RV como apoio nos processos de ensino e de aprendizagem, bem como conhecer as potencialidades do Metaverso na Educação.
Público-alvo: Professores, servidores e alunos.

• Curso de Conteúdo Interativo no Moodle com H5P
Período de inscrição: de 23/08 a 13/09/2023
Carga horária: 30h
Número de vagas: 50
Período de realização do curso: de 16/9 a 20/10/2023, curso on-line com atividades no Moodle por videoconferência e aula prática presencial (participação opcional).
Ministrante: Alexandre Schlöttgen (UAB/CAPES).
Objetivo: Capacitar para produção de conteúdos didáticos interativos com H5P no Moodle.
Público-alvo: Docentes e profissionais da educação.

Em caso de dúvidas, entre em contato pelo e-mail: equipecapacitacao@cead.ufsm.br.

Veja também os cursos MOOCs com inscrições abertas: https://www.ufsm.br/…/cursos…/cursos-autoinstrucionais