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Avaliação ensino-aprendizagem 2023/2 poderá ser respondida até 22 de março de 2024

O questionário estará disponível de 07/12/23 a 22/03/24 e permitirá a avaliação de professores, inclusive em disciplinas com mais de um docente



A avaliação ensino-aprendizagem referente ao segundo semestre de 2023  já está disponível a partir desta quinta-feira (07/12) e poderá ser respondida até 22 de março de 2024 por todos os alunos regulares, do ensino médio até a pós-graduação, matriculados em disciplinas com aulas. O questionário poderá ser acessado pelPortal Estudantil e pelo aplicativo UFSM Digital. 

 

Estudantes com matrícula de aluno especial não participam da avaliação, assim como as disciplinas de trabalho de conclusão de curso (TCC), dissertação, tese e estágio/docência não participam do processo.

O questionário terá três perguntas sobre cada disciplina cursada pelo aluno durante o semestre, que vão abordar o conteúdo da cadeira, atuação e estratégias de ensino adotadas pelos docentes. As questões são objetivas e o aluno pode atribuir notas de 1 a 6. Além das questões, há um espaço para que os alunos escrevam elogios e sugestões. Nesta edição será possível realizar avaliação individual dos professores em disciplinas com mais de um docente.

“Através da participação, as boas práticas pedagógicas poderão ser reconhecidas através dos próprios alunos(as) e assim replicadas na instituição para um processo de melhoria constante”, destaca Lahraine Montardo, titular da Coordenadoria de Planejamento e Avaliação Institucional (Coplai) da UFSM.

Entre todos os alunos aptos a responder a avaliação, o índice de participação foi de 56% no primeiro semestre letivo deste ano, o que corresponde a mais de 10 mil discentes em todos os níveis de ensino. O número mostra um crescimento desde a reformulação do questionário, ocorrida no primeiro semestre de 2021, quando passou a ter somente três questões. Na última avaliação ensino-aprendizagem antes da modificação, a participação havia sido de 37%.

Apesar do crescimento, a coordenadora da Coplai conta que a taxa de participação em alguns setores no próprio questionário mostram que ainda há margem para melhora. “Algumas unidades de ensino tiveram mais de 70% dos estudantes com participação na última avaliação. Então acreditamos que ainda há espaço para que mais discentes possam participar”, salienta.

Os resultados públicos desta e de outras edições da avaliação ficam disponíveis na página da Avaliação Institucional. Vale destacar que as avaliações que chegam aos professores via Portal Docente não contêm informações dos alunos que a responderam. Dúvidas podem ser enviadas para a Coplai através do e-mail coplai@ufsm.br.

A avaliação é realizada pela Comissão Própria de Avaliação (CPA), com o apoio da Coplai, e tem como objetivo de obter informações sobre o processo de ensino, que serão apresentadas aos docentes e gestores para a realização de ações de aprimoramento pontuais. Montardo destaca que os estudantes devem se atentar às diretrizes do Código de Ética e Convivência da UFSM e utilizar linguagem não-violenta. O espaço correto para a realização de denúncias é a Ouvidoria da universidade.

Fonte: Agência de Notícias da UFSM

Texto: Bernardo Silva, estudante de Jornalismo e bolsista da Agência de Notícias

Arte gráfica: Estevan Garcia

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