Ir para o conteúdo CTE Ir para o menu CTE Ir para a busca no site CTE Ir para o rodapé CTE
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Dia 13 de dezembro comemorou-se o Dia Nacional da Pessoa com Deficiência Visual



Na última quarta-feira, dia 13 de dezembro, comemorou-se o Dia Nacional da Pessoa com Deficiência Visual. A data existe desde 1961 e foi criada com o intuito de combater o preconceito e a discriminação, além de buscar a garantia de direitos e a inclusão das pessoas com deficiência visual na sociedade.

Na Coordenadoria de Tecnologia Educacional, temos um colega com Deficiência Visual, o estagiário da área de Tecnologia da Informação, Lorenzo Facco Comunello. 

Lorenzo faz estágio na CTE desde o segundo semestre de 2022 e avalia que está sendo uma excelente oportunidade para se desenvolver como profissional e aprender na prática sobre algumas áreas do amplo mercado de trabalho de TI.

Ele conta que a convivência com os colegas é muito boa. “Converso e me relaciono bem com todos eles. Evidentemente que alguns mais do que outros, principalmente pelo fato de que, por conta dos horários de todos não serem os mesmos, existem alguns colegas que não encontro com tanta frequência”, comenta. 

Lorenzo é aluno do curso de Sistemas de Informação da UFSM. Quem encontra com ele pelo Campus percebe o quanto é independente, se desloca sozinho por todos os lugares e realiza as refeições no Restaurante Universitário. 

A respeito da independência que adquiriu, o acadêmico enfatiza que  o primeiro passo, e o mais importante, é ter a vontade de ser mais independente, já que ações concretas partem da vontade, “a partir daí, é interessante buscar meios para aumentar o grau de independência. Participar de projetos, cursos e até mesmo aceitar a ajuda de alguém… Tudo conta! O importante é querer aprender habilidades que ajudarão no processo de tornar-se mais independente.” 

Além disso, ele salienta que é necessário praticar aquilo que se aprende, e nesse caso não poderia ser diferente. “A prática leva à perfeição, e quanto mais as habilidades aprendidas forem exercitadas, mais autonomia se tem. Por fim, destaco que esse é um processo que muitas vezes tira a pessoa da zona de conforto, e é por isso que o mais importante é ter muita vontade e não desistir dele”, finaliza.

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-358-7501

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes