A Capacitação Digital UFSM é um programa que visa promover capacitações sobre tecnologias e as mais variadas temáticas, no sentido de realizar conexões com a comunidade escolar para formar redes de colaboração.
Em 2021, desenvolvemos o “Programa de Capacitação em Tecnologias Digitais na Educação Básica”, em parceria com a Pró-Reitoria de Extensão UFSM, através dos projetos institucionais Geoparque Quarta Colônia e Geoparque Caçapava. O programa realizou a capacitação de professores da educação básica em conhecimentos básicos a respeito das principais ferramentas digitais disponíveis ao ensino remoto e híbrido, sendo capazes de desenvolver práticas educativas através do uso dessas ferramentas, refletindo todo o contexto escolar durante a pandemia.
Também em 2021 teve início o Programa Temas Emergentes e Ensino Híbrido para Educação Básica, por meio do qual foram ofertados cursos de capacitação para professores e a comunidade escolar da educação básica, visando instrumentalizar os participantes sobre os diferentes temas emergentes e o ensino híbrido no contexto escolar, durante a pandemia.
O programa obteve um grande sucesso, tanto em números de participantes, como na relação de renomados palestrantes que tivemos a honra de receber.
Em 2022, a Capacitação Digital UFSM passou por um processo de reformulação, quando foi criada a sua nova logomarca:
Integrando a Capacitação Digital UFSM, o Programa Temas Emergentes e Ensino Híbrido para Educação Básica, desenvolvido por meio da Coordenadoria de Tecnologia Educacional da Pró-reitoria de Graduação da Universidade Federal de Santa Maria – (CTE/PROGRAD/UFSM). tem como objetivo proporcionar momentos de reflexão e de discussão, visando à formação continuada e à instrumentalização sobre os diferentes temas emergentes no contexto educacional.
Atualmente, o Programa conta com aproximadamente 230 instituições educacionais parceiras, contemplando 20 estados do Brasil, com uma abrangência que extrapola as fronteiras do nosso país.
Com isso, o programa contribui para o alcance do papel social de nossa instituição, promovendo estratégias para aproximar a universidade e a escola, contribuindo para a oferta de um ensino democrático e inclusivo para assegurar o direito de crianças e jovens à aprendizagem de qualidade, por meio de formações digitais gratuitas.