Engenharia Aeroespacial
O Engenheiro Aeroespacial atua nas áreas de pesquisa científica e aplicada, desenvolvidas em institutos de pesquisa, empresas e universidades, também podendo atuar nos diversos segmentos da indústria aeronáutica, da aviação e das indústrias de alta tecnologia. Assim, é possível realizar estágio em empresas nacionais e estrangeiras.
Apresentação
Bacharelado
A Engenharia Aeroespacial foi considerada, nos últimos 4 anos, área estratégica para o país. Sendo assim, a tendência é que esta seja especificamente incentivada. O Brasil, atualmente, importa muita tecnologia deste setor, fato que deve ser revertido no correr dos anos.
O Engenheiro Aeroespacial será um profissional bastante completo para que possa atuar em todos os setores da mobilidade aérea. Estará apto a atuar na indústrias aeronáutica, desde o setor civil até aplicações militares, bem como no setor aeroespacial propriamente dito, compreendendo veículos lançadores e sistemas de propulsão, bem como modelagem atmosférica, projeto e controle de satélites e seus subsistemas, assim como sondas e espaçonaves e estações orbitais. Estará apto também a atuar no mercado metal-mecânico geral, uma vez que terá uma formação próxima com a da engenharia mecânica.
O mercado está em expansão, sendo atualmente uma carência nacional em uma área estratégica para o país. O parque industrial nacional específico é ainda modesto, porém com grandes previsões de crescimento no futuro. Além disso, é um mercado de trabalho bastante internacionalizado, com diversas oportunidades também no exterior.
Perfil do Egresso
O Engenheiro Aeroespacial é o profissional com sólido conhecimento técnico-científico associado ao desenvolvimento da criatividade e à capacidade de se adaptar aos novos desafios tecnológicos na pesquisa, projeto, controle, modelagem, análise, desenvolvimento ou implantação de serviços, produtos ou sistemas aeroespaciais.
Santa Maria
Bacharelado
Desculpe, algo de errado aconteceu!
Infelizmente não conseguimos recuperar as informações do Portal (SIE) no momento, por favor tente novamente mais tarde!
Fotos
Materiais Extra
Características do Curso
Forte base conceitual em Física, Matemática e Química.
Conteúdos profissionalizantes sobre aeronaves, foguetes e tecnologia espacial: estruturas, motores, aerodinâmica, mecânica de voo, controle e sistemas.
Multidisciplinaridade: o Curso possui fundamentos e aplicações das Engenharias Mecânica, Elétrica e Controle e Automação. Disciplinas complementares, de interesse Aeroespacial, podem ser cursadas em qualquer outra Engenharia da UFSM.
Método moderno de ensino, com disciplinas de Concepção, Projeto, Implementação e Operação (CPIO), baseado no método CDIO, desde o primeiro ano de curso.
Motivação
O Brasil tem a terceira maior empresa de aeronáutica do Mundo, a EMBRAER, é a Terra do Pai da Aviação Santos Dumont, possui tradição em satélites com o INPE e teve bons avanços em foguetes na década de 80.
Dada a sua extensão territorial e importância de sua economia, o país ainda tem carência muito significativa nos setores aeronáutico, espacial e aplicações associadas, incluindo a defesa nacional. Existem grandes lacunas e oportunidades na aviação regional, aeronaves não tripuladas, lançamento de satélites, sondagem atmosférica, missões satelitais, etc.
É necessária a formação de profissionais com forte base conceitual, visão sistêmica e habilidades de gestão de projetos e interpessoais, de tal forma a impulsionar a Ciência, Tecnologia, Indústria, Serviços e Economia Aeroespacial Brasileira.
Grupos de Pesquisa