Ir para o conteúdo Descubra Ir para o menu Descubra Ir para a busca no site Descubra Ir para o rodapé Descubra

Formação de Professores para Educação Profissional

Programa Especial de Graduação de Formação de Professores para a Educação Profissional ​

O professor atuante na educação profissional precisará mobilizar os conhecimentos técnicos necessários ao desenvolvimento das suas atividades pedagógicas no campo específico do conhecimento de trabalho docente. Espera-se, portanto, que os egressos desse programa especial de formação pedagógica apresentem o seguinte perfil profissional:
– capacidade de atuar com ética e compromisso com vistas à construção de uma sociedade justa e igualitária;
– competência para utilizar novas metodologias, tecnologias, estratégias e materiais de apoio;
– comprometimento com a qualidade da aprendizagem dos alunos;
– pesquisador, capaz de utilizar-se de aspectos da pesquisa como fundamentos pedagógicos em sua prática cotidiana;
– mediador e promotor de relações de cooperação entre a instituição educativa, a família e a comunidade;
– capacidade para apropriar-se de saberes pedagógicos necessários para a ação docente, tais como concepções epistemológicas que fundamentam a prática educativa.
O profissional formado poderá atuar como docente em escolas de Educação Profissional da Educação Básica, particulares e públicas. Cabe ainda ressaltar que pela formação para o trabalho docente, terá condições também de qualificar sua atuação em sindicatos, Organizações Não Governamentais (ONG) ou em cursos e programas, de formação inicial e continuada.

Perfil do Egresso

O perfil profissional do egresso do Programa Especial de Graduação de Formação de Professores para a Educação Profissional passa pela concretização dos objetivos propostos pelo Curso. Dessa forma, espera-se que esse professor seja um profissional capacitado para atuar:
– No ensino das disciplinas técnicas da Educação Profissional, na Educação Básica, compreendendo a Educação Profissional Técnica de Nível Médio;
– Nas diferentes modalidades de ensino, em espaços escolares e não escolares, na área da Educação profissional técnica;

– Como professor pesquisador da Educação Profissional, ou seja, aquele que pesquisa sobre como se ensina e como se aprende os conteúdos da formação profissional.

Santa Maria

O curso de Programa Especial de Graduação de Formação de Professores para A Educação Profissional está localizado em Campus Camobi - UFSM na modalidade Licenciatura - Presencial sendo Diurno o seu turno de funcionamento. A área de conhecimento do curso é classificada como CIÊNCIAS HUMANAS. Atualmente, a coordenação é de responsabilidade de ANDRÉA FORGIARINI CECCHIN, a coordenação substituta de CLAUDIA CISIANE BENETTI e a secretaria de LUCIA BOLCAN.

O curso é ofertado em período Semestral, sendo 3 o número de períodos indicados para sua conclusão.

Reconhecido pela Portaria n. 122/2012/MEC, publicada no DOU, de 06/07/2012 e Portaria n. 916/2017/MEC, publicada no DOU, de 15/08/2017.

Conceitos

Conceito de Curso (2017)

Educação a Distância

O curso de Curso de Formação de Professores para Educação Profissional é ofertado na modalidade Licenciatura - EAD. Atualmente, a coordenação é de responsabilidade de ILSE ABEGG.

Reconhecido pela Portaria n. 357/2018/MEC, publicada no DOU, de 24/05/2018

Materiais Extra