Ir para o conteúdo PROINFRA Ir para o menu PROINFRA Ir para a busca no site PROINFRA Ir para o rodapé PROINFRA
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Prédio do CTISM irá receber ampliação de salas de aula e laboratórios

Edificação irá contar com dois pavimentos e arquitetura flexível



Projeto pronto da fachada do novo prédio do CTISM.

Com mais de 830 alunos, o Colégio Técnico Industrial da Universidade Federal de Santa Maria (CTISM – UFSM), visa o crescimento do centro para os próximos anos, a partir da expansão dos cursos superiores ofertados. Para isso se tornar possível, os pavilhões no fundo do CTISM irão receber uma ampliação que contará com 6 novas salas de aula e 5 laboratórios, além da estrutura administrativa.

A edificação contará com dois pavimentos e 1200m² de área total. Levando em consideração a necessidade de espaços multiuso e multidisciplinares, as novas salas irão contar com o conceito de flexibilidade de planta, possuindo 70m² cada. Com essa estruturação, é possível – a partir de pequenas obras – tornar as salas de aula em laboratórios e vice-versa. Além disso, a construção contará com um telhado pronto para receber placas solares e uma parede verde que funcionará como anteparo visual. Todo o trabalho está sendo feito para que o prédio dialogue com as edificações do entorno e também com o tecido urbano. 

Outra questão importante para os arquitetos é a acessibilidade do prédio. Portanto, a construção irá contar com rampas de acesso e elevadores, além de estar atualizado com ABNT NBR 9050 – que define os aspectos de acessibilidade que devem ser observados nas construções urbanas.

O projeto arquitetônico encontra-se atualmente em fase final e está sendo feito pela equipe da Pró-Reitoria de Infraestrutura (PROINFRA), sob responsabilidade do arquiteto André Moraes. A etapa de licitação da construção está prevista para este ano e a entrega da obra para 2023. 

 

 

Texto: Maria Carolina Dias, estudante de Jornalismo e bolsista de comunicação na PROINFRA.





Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-343-1056

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes