Ir para o conteúdo PROINFRA Ir para o menu PROINFRA Ir para a busca no site PROINFRA Ir para o rodapé PROINFRA
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Cães da Central de Resíduos da UFSM estão de casa nova



Casinha sustentável feita pelo projeto “PET para Pet”

Cães que vivem na Central de Resíduos da UFSM ganham casinha sustentável feita de ecoblocos, resultado do projeto “PET pra pet”. Iniciado em 2020, o projeto acabou sendo interrompido, mas ganhou impulso em 2023 durante a disciplina de Sustentabilidade no Ambiente Construído. A disciplina faz parte do programa de Pós-Graduação em Arquitetura, Urbanismo e Paisagismo da UFSM (PPGAUP) e é ministrada pelo professor Marcos Alberto Oss Vaghetti.

O protótipo, elaborado por alunos do programa de Pós-Graduação, foi confeccionado com materiais reciclados, destacando o uso de ecoblocos – garrafas PET 2L preenchidas com resíduos plásticos. Essa abordagem inovadora não apenas proporciona um abrigo sustentável para os cães, mas também reforça a importância da reutilização de materiais na construção de espaços ecologicamente responsáveis.

Integrantes do PPGAUP na entrega ao Setor de Planejamento Ambiental/PROINFRA

De acordo com Bruna Hegele, aluna e participante do projeto, o protótipo da casinha sustentável, finalizado em julho de 2023 e inicialmente exposto no hall do prédio 9F, foi concebido para atender à demanda de abrigo para os pets abandonados na UFSM. Em novembro, através do setor de Planejamento Ambiental, a casinha encontrou seu destino na Central de Resíduos da UFSM, oferecendo abrigo a cinco cães. Essa iniciativa evidencia o compromisso da UFSM com a sustentabilidade e o bem-estar dos animais abandonados no campus.

 

 

 

Texto: Camila Londero, acadêmica de Jornalismo
Fotos: arquivo do setor

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-343-2548

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes