Ir para o conteúdo PROINFRA Ir para o menu PROINFRA Ir para a busca no site PROINFRA Ir para o rodapé PROINFRA
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Você sabe como funciona o Núcleo de Transportes da UFSM?

Setor é vinculado a Coordenadoria de Serviços Gerais (CSG)



Com cerca de 30 profissionais atuando no setor – 13 servidores e 17 terceirizados – o Núcleo de Transporte atende as solicitações de todos os campi da UFSM. Além disso, é o responsável pelo gerenciamento de manutenção e abastecimento dos veículos. Atualmente o campus sede da Universidade, em Santa Maria, possui 60 veículos em sua frota – entre ônibus, vans, carros e caminhonetes. 

Segundo os técnicos Lucas Dotto Righi e Ricardo Neves Cabral, após o retorno das atividades presenciais na instituição e dos projetos de pesquisa, ensino e extensão, a maior demanda vem das solicitações para uso de ônibus. O veículo é usado, principalmente, para o transporte de alunos e professores para eventos acadêmicos fora do campus, como palestras e visitas técnicas. 

Além de fornecer transporte e motorista para as viagens de estudo, o setor possui um carro adaptado para cadeirante e, por meio da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE), recebe solicitações para transporte de alunos que precisam de algum atendimento médico fora das dependências da UFSM. 

Dentre as funções do Núcleo de Transporte está a coordenação e execução dos serviços de abastecimento, lavagem, lubrificação e manutenção de veículos oficiais da UFSM, máquinas e equipamentos, gestão de contratos de motoristas terceirizados e controle financeiro dos centros quanto aos custos de deslocamento e valores de diárias. 

Processo de leilão de veículos

Recentemente foi dado entrada em um processo administrativo para que possa ser realizado um leilão com os veículos que não são de interesse da instituição. Cerca de 12 a 15 automóveis, entre carros, vans e duas motos, estão nesse processo. Os automóveis considerados fora do interesse da Universidade são aqueles economicamente inviáveis – muitas vezes por conta do alto valor de manutenção – visto que anualmente é estipulada uma cota de gastos com veículos oficiais, que não pode ser ultrapassada.

Solicitação de transporte

Todas as solicitações de transporte são feitas através do site, que permite a realização do agendamento e a checagem da disponibilidade do veículo desejado. Para que o usuário possa acessar a página ele precisa realizar um cadastro, que será enviado para análise feita pelo Núcleo de Transporte. Tendo o acesso autorizado, é de extrema importância que, ao solicitar o veículo, informações como o local de saída, a lista completa de passageiros e os desvios de rotas (paradas), estejam presentes e com as informações corretas. 

Vale ressaltar que os veículos estão disponíveis para fins acadêmicos, portanto, caso seja de interesse do aluno checar a disponibilidade do serviço, ele deve solicitar a viagem ao seu Centro. Sendo assim, o Secretário ou Diretor do Centro irá verificar a possibilidade da realização do deslocamento, e se aprovado, realizar o agendamento.

O Núcleo de Transporte funciona das 8h às 12h e das 13h às 17h, de segunda à sexta. Dúvidas podem ser tiradas através do e-mail transporte@ufsm.br ou pelo ramal 8380.

 

Texto: Maria Carolina Dias, estudante de Jornalismo e bolsista de Comunicação na PROINFRA

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-343-1106

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes